21 2461-0300

Recuperação de roda de liga leve: pode ou não pode?

Recuperação de roda de liga leve: pode ou não pode?

Rodas são itens que chamam bastante atenção em um carro, seja pelas cores, desenhos originais ou pelos diversos tamanhos de aros. Há dois tipos principais de rodas: de aço e de liga leve.

As rodas de liga leve são feitas com uma mistura fundida de alumínio e silício, sendo consideradas mais bonitas, mais caras e, em média, 15% mais leves.

Embora esse tipo de roda passe por testes de impacto, desgaste, choque térmico e resistência a agentes químicos, elas não estão livres de sofrerem arranhões e amassados decorrentes de impactos na guia do meio fio ou de buracos na pista.

Diante disso, o dano pode ou não pode ser reparado?

O reparo só é aconselhável quando o dano é superficial, como a famosa “raspadinha” no meio fio. A parte arranhada é lixada, pintada e envernizada. Mas se ela quebrou e necessita de solda, não se deve recuperar, isso porque há a possibilidade de ter ficado alguma trinca ou porosidade interna e só é possível observá-los utilizando aparelhos tecnológicos do tipo ultrassom, presentes em fábricas de rodas e dificilmente em uma oficina de reparação.

O risco de soldar uma roda de liga leve é grande, pois ela pode não resistir quando submetida a um esforço severo provocando o rompimento e um possível acidente.

O custo do conserto é baixo comparado ao preço de uma roda nova e o serviço é realizado em poucos dias. Depois do conserto, vale realizar o balanceamento do conjunto de rodas.

Dica:

Para garantir maior segurança e evitar prejuízo, dirija sempre com cautela. Ao estacionar, procure colocar o carro a 30 cm do canto da calçada, dessa forma, evita-se a temida arranhada.

Retífica de rodas:

Ao adquirir novas rodas opte sempre pela qualidade e caso as rodas do seu carro necessitem de reparo, vá até uma mecânica especializada de confiança como a Widmen! Aqui temos especialistas certificados para avaliar e fazer o devido conserto com excelência.

Leia mais:

Conheça os benefícios do antifurto de rodas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-beneficios-do-antifurto-de-rodas/

Cuidados especiais com os parafusos das rodas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-parafusos-das-rodas/

 

 

 

 

Open chat