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Revisão Corretiva

O que entendemos por revisão corretiva?

Como o próprio nome já diz, é a correção de alguma peça ou sistema que esteja
apresentando defeitos. Uma peça quebrada, leva a um mau funcionamento no sistema do carro ou até mesmo inviabiliza o uso do automóvel, além de acarretar problemas em outras partes do veículo. A manutenção corretiva acontece quando há falta de manutenção preventiva ou em
situações de emergência, como uma batida por exemplo.

Qual seria o propósito da manutenção corretiva?

Normalmente visamos pela correção/ recuperação de alguma peça que esteja apresentando defeito, a fim de que o sistema volte a funcionar de forma completa.

Esse tipo de manutenção costuma ser mais oneroso para o motorista, pois está atrelada aos custo de mão de obra, além de precisar de uma demanda maior de tempo. Além disso, é necessário que o carro fique parado até que o componente seja restaurado.

Como estamos vendo, a manutenção corretiva acontece quando o carro apresenta alguma falha, com isso, listamos alguns defeitos que podem aparecer:

– problemas na bateria;
– marchas arranhando;
– mau funcionamento dos freios;
– aquecimento do motor;
– pneus com más condições de uso;
– avarias nos amortecedores e molas;
– problema de balanceamento;
– consumo excessivo de combustível.

Como evitar que o seu carro apresente falhas?

A melhor forma para fazer isso é justamente não descuidar da manutenção preventiva. Com ela, a probabilidade de futuras falhas são detectadas antes que desgastes se transformem em grandes problemas.

O exemplo mais clássico de como um item pode comprometer todos os outros é a pastilha de freio. Com as manutenções programadas, é possível analisar o desgaste da pastilha.

Se a pastilha de freio gasta não for substituída, o material de revestimento se desgasta e a base de aço entra em contato com o disco de freio, danificando-o. Se a pastilha de freio não foi trocada e a base de aço encostou no disco, os danos são mais profundos e será necessária uma verificação. Se for possível uma retífica do disco sem ultrapassar a espessura mínima recomendada pela fábrica, o problema está resolvido, caso contrário, os discos também devem ser substituídos.