Rodas são itens que chamam bastante atenção em um carro, seja pelas cores, desenhos originais ou pelos diversos tamanhos de aros. Há dois tipos principais de rodas: de aço e de liga leve.
As rodas de liga leve são feitas com uma mistura fundida de alumínio e silício, sendo consideradas mais bonitas, mais caras e, em média, 15% mais leves.
Embora esse tipo de roda passe por testes de impacto, desgaste, choque térmico e resistência a agentes químicos, elas não estão livres de sofrerem arranhões e amassados decorrentes de impactos na guia do meio fio ou de buracos na pista.
Diante disso, o dano pode ou não pode ser reparado?
O reparo só é aconselhável quando o dano é superficial, como a famosa “raspadinha” no meio fio. A parte arranhada é lixada, pintada e envernizada. Mas se ela quebrou e necessita de solda, não se deve recuperar, isso porque há a possibilidade de ter ficado alguma trinca ou porosidade interna e só é possível observá-los utilizando aparelhos tecnológicos do tipo ultrassom, presentes em fábricas de rodas e dificilmente em uma oficina de reparação.
O risco de soldar uma roda de liga leve é grande, pois ela pode não resistir quando submetida a um esforço severo provocando o rompimento e um possível acidente.
O custo do conserto é baixo comparado ao preço de uma roda nova e o serviço é realizado em poucos dias. Depois do conserto, vale realizar o balanceamento do conjunto de rodas.
Dica:
Para garantir maior segurança e evitar prejuízo, dirija sempre com cautela. Ao estacionar, procure colocar o carro a 30 cm do canto da calçada, dessa forma, evita-se a temida arranhada.
Retífica de rodas:
Ao adquirir novas rodas opte sempre pela qualidade e caso as rodas do seu carro necessitem de reparo, vá até uma mecânica especializada de confiança como a Widmen! Aqui temos especialistas certificados para avaliar e fazer o devido conserto com excelência.