Diferenças entre tipos de câmbio
Existem várias diferenças entre os tipos de câmbios disponíveis. Algumas peças estão relacionadas ao câmbio, como o trambulador nos carros manuais e a mecatrônica nos automáticos. Cada um desses componentes apresenta sinais diferentes quando há defeitos. Mas você sabe a diferença entre eles e quais problemas podem apresentar? Leia para descobrir!
Problemas no câmbio manual
Se o câmbio manual estiver com problemas, o motorista pode notar dificuldades ao tentar engatar as marchas. Se o movimento estiver muito rígido, solto ou com um ângulo de engate diferente, provavelmente há um problema no trambulador. Em casos mais sérios, algumas marchas podem engatar enquanto outras não, ou pode até se tornar impossível engatar qualquer marcha.
Outro problema comum no câmbio manual é o desgaste da haste seletora, que pode fazer com que as marchas engatem de maneira irregular e durem menos tempo.
Se as marchas estiverem arranhando, as causas podem ser o anel sincronizador ou a embreagem. Embora seja possível conviver com esse problema por um tempo, ele pode danificar as engrenagens do câmbio. Resolver o problema o quanto antes é sempre recomendável.
Dificuldades ao controlar a embreagem podem indicar que o sistema está desgastado, especialmente se o carro demorar para responder aos comandos. Outro sinal é quando o motor acelera rapidamente sem aumentar a velocidade do carro, conhecido como “patinada”.
Problemas graves no câmbio manual
Problemas mais graves podem incluir danos e perfurações no conjunto do câmbio, geralmente causados pelo excesso de força do motor, que pode levar as rodas a destracionarem. Isso pode danificar a planetária, resultando em peças sendo lançadas contra a caixa satélite. Infelizmente, esses problemas geralmente não apresentam sinais prévios visíveis.
Problemas no câmbio automático
As transmissões automáticas são mais complexas e caras de consertar devido à mecatrônica. Existem diferentes tipos de câmbios automáticos, como o conversor de torque, automatizado, CVT, dupla embreagem, entre outros, cada um com reparos específicos.
De forma geral, os câmbios automáticos podem apresentar demora ao engrenar, selecionar, passar e reduzir as marchas. É comum sentir trancos nos engates quando há algum problema.
Outros sintomas incluem ruídos estranhos, superaquecimento e a sensação de que o carro está patinando. Problemas internos podem envolver componentes como o atuador da embreagem, ímãs de garfos, corpo de válvulas, lubrificação, rolamentos, pressão do fluído de câmbio e conversor de torque.
Nos câmbios CVT, pode ocorrer trepidação e trancos nas saídas e retomadas, além de problemas de aderência nos cones por onde passam as correias, resultando em aceleração sem resposta.
Prevenção
Para evitar esses problemas, é essencial trocar o óleo do câmbio conforme as especificações do fabricante: a cada 30 mil km para óleos minerais e 50 mil km para óleos sintéticos. Se o prazo de troca já passou, os problemas podem começar a aparecer. Um óleo velho pode até comprometer a pressurização do sistema.
É muito importante saber verificar o câmbio do seu veículo para não ter possíveis riscos. Na Widmen, realizamos todos os tipos de manutenção para manter a potência do carro. Visite uma de nossas lojas.