Run flat vem de “run flat tire” ou “pneus que podem rodar vazios”. A tecnologia é relativamente recente, e aos poucos tem chegado em mais modelos de carros. Veja se vale a pena.
Como funciona?
Eles diferenciam-se dos convencionais por terem paredes reforçadas que mantêm as rodas a uma certa altura da pista, impedindo que ela encoste no asfalto, caso a peça esvazie devido a um furo ou impacto.
Isso permite que o motorista continue a dirigir por até 80 quilômetros, ao limite de 80 km/h, sem ter o desconforto de parar para fazer a substituição, além de liberar o espaço no porta-malas que seria do estepe e das ferramentas.
Vantagens:
Caso o pneu perca pressão, você não precisará parar o carro no meio da rua para trocá-lo pelo reserva, o que é muito desconfortável e perigoso em dias de chuva ou em vias com trânsito intenso.
Outra característica é que diferentemente de um pneu comum, o Run Flat foi desenhado para ficar na roda mesmo após o pneu furar, sem que haja perda de controle do veículo.
Durabilidade:
Não é possível falar em um número específico de quilometragem, pois o desgaste varia muito em função do pneu, carro, terreno e tipo de condução. Mas, segundo pesquisa feita pela JD Power, eles duram de 19% a 31% menos que os convencionais e custam em média cerca de 50% a mais. O consumo de combustível também é afetado negativamente com o uso dos Run Flats. Os reforços que o pneu carrega adiciona peso a ele – e os pneus mais pesados podem aumentar o consumo de combustível de 1% a 2%.
Sobre a instalação:
Empresas como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche equipam seus carros com o composto. Mas é importante ressaltar que não é qualquer veículo que pode usar pneus Run Flat. Os pneumáticos são homologados para cada modelo, sendo que o veículo traz uma calibragem diferente de suspensão e direção por conta das características do produto e do maior peso dos pneus.
Para instalar esse tipo de pneu é indicado que o carro tenha um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), assim é possível detectar e sinalizar as mudanças de pressão do item. Além disso, a suspensão do veículo precisa ser adaptada para os Run Flats, já que eles pesam de 2 a 4 quilos a mais. As rodas do carro também necessitam de um aro especial.
Agora, basta colocar na balança o custo-benefício que um Run Flat poderá proporcionar.
Para conhecer os pneus Run Flat vendidos na Widmen, basta acessar o site https://widmen.com.br/loja/ ou entrar em contato para conversar com nossos profissionais especializados.