Câmbio automático: a importância do uso correto e da manutenção periódica
Considerada uma das partes mais importantes do carro, o sistema de câmbio ou transmissão é responsável por proporcionar a força motriz adequada do motor para as rodas, permitindo o veículo se deslocar em diversas escalas de velocidades. Hoje, existem dois tipos principais de câmbio: o manual e o automático.
O câmbio automático diferencia-se do manual, por não precisar da intervenção do motorista para passar as marchas. O sistema possui autonomia para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática adequada.
Isso é possível, porque em vez de engrenagens fixas de marcha, uma atrás da outra, o câmbio automático utiliza engrenagens planetárias que produzem diferentes relações de marcha.
Entre as vantagens de ter um carro com câmbio automático estão: facilidade, segurança, conforto e maior durabilidade dos componentes do sistema de transmissão. No entanto, é preciso saber usá-lo corretamente e realizar as manutenções no prazo certo.
Dicas de uso:
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
Ao estacionar, acione o freio de mão primeiro e só depois mova a alavanca para o P. Assim, a ação sempre será feita com o veículo completamente parado. Agora, na hora de sair com o automóvel, o procedimento é inverso: primeiro dê a partida e coloque o câmbio em D, para depois baixar o freio de mão.
R – Reverse: marcha a ré.
N – Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.
Não desça na “banguela”. Essa prática pode prejudicar a lubrificação, principalmente, se o veículo estiver em movimento. O ideal é deixá-lo sempre na posição D (Drive) ou, se a sua caixa tiver a opção de trocas sequenciais, colocar uma marcha mais forte.
4 – 3 – 2 – 1: posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra.
S – Sport: em quase todos os carros, é usado para tornar a condução mais esportiva, “esticando” mais a rotação de motor em cada marcha antes de cambiar para a seguinte.
Manutenção:
Embora tenha várias vantagens, o câmbio automático é delicado, e, por isso, é necessário ter cuidados especiais para evitar prejuízos que podem passar de R$ 5 mil.
O importante é sempre consultar o manual do proprietário do veículo para saber em qual quilometragem cada serviço deverá ser feito.
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