Você já percebeu um desgaste prematuro e irregularidade dos pneus ou até mesmo que o carro está puxando para a direita ou esquerda quando você solta o volante por um curto período de tempo? Esses são os principais sinais que o seu carro está desalinhado.
Ajustar os ângulos das rodas e mantê-las perpendiculares ao solo e paralelas entre si, é essencial para evitar danos aos pneus, melhorar a estabilidade, a dirigibilidade, a frenagem e consequentemente a segurança no trânsito.
O alinhamento, também conhecido como geometria, deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros, porém caso haja colisões, substituição de qualquer componente de direção, suspensão ou troca de um ou mais pneu, deve ser realizado o alinhamento.
O serviço de alinhamento consiste em corrigir os ângulos da geometria para equilibrar as forças que atuam no seu veículo durante o movimento. Porém caso haja o comprometimento de qualquer peça no seu veículo, o alinhamento estará sendo em vão. Para que seja feito, precisamos aplicar as medidas fornecidas pelo fabricante adequando a forma de utilização do proprietário.
O recomendado é fazer o alinhamento a cada 10 mil km rodados, porém se o carro sofrer algum dano (passar por um buraco mais profundo) é aconselhado fazer antes.
É realizado o ajuste dos ângulos das rodas de acordo com o padrão do fabricante do veículo.
Não necessariamente, o “puxar” as vezes pode ser por uma pressão desigual nos pneus, por exemplo.
A maioria dos problemas de alinhamento dianteiro e traseiro pode ser resolvida em cerca de 30 minutos.