21 2461-0300

Volkswagen terá carros elétricos com conexão 5G

Volkswagen terá carros elétricos com conexão 5G

Por: Gabriela Rabinovici

A quinta geração de conectividade móvel, popularmente conhecida como 5G

já está em fase de desenvolvimento. A promessa é que a transmissão de dados na rede móvel chegue a uma velocidade média de 200 Mbps, com pico de até 10 Gbps. Com o aumento da largura de banda disponível, haverá melhoras em diversos setores, inclusive no de transportes.

 A Volkswagen pretende equipar sua futura linha de veículos elétricos com conectividade 5G e o sistema V2X, capaz de comunicar o carro com tudo ao seu redor na nova frota elétrica. O primeiro modelo, um hatchback baseado no conceito compacto ID, já foi revelado na última edição do Salão de Paris e deve ser lançado em 2020.

 A atual banda larga disponível dificulta a transferência de dados para a “Internet das Coisas” (IoT). Este conceito diz que nossos bens estão cada vez mais conectados, permitindo que os dispositivos comuniquem entre si e funcionem em rede, conectando o mundo digital ao mundo físico. Os automóveis já se comunicam com os smartphones, mas a conectividade plena ainda é requisitada e o 5G certamente virá para aumentar exponencialmente a capacidade de transmissão e armazenamento de dados, melhorando portanto, a experiência do usuário.

 O diretor de desenvolvimento de eletrônica da Volkswagen, Volkmar Tanneberger confirmou que, em breve, a marca passará a oferecer uma nova unidade de conectividade on-line através do Qualcomm Snapdragon X12 Modem. Com essa parceria, será possível usar o padrão 4G LTE com velocidade de download de até 600 megabits por segundo.

 Segundo o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, “a conexão 5G terá um impacto semelhante à introdução da eletricidade ou do automóvel. Em 2035, quando o benefício econômico total do 5G deverá estar consolidado em todo o mundo, uma ampla gama de indústrias de varejo, educação, transporte, entretenimento entre outros poderão produzir até US$ 12 trilhões de bens e serviços habilitados por 5G”.

 Fique por dentro:

Saiba mais sobre o sistema de cloud computing para carros:

 http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-o-sistema-de-cloud-computing-para-carros/

 Conheça o sistema de monitoramento de pneus Cyber Fleet Pirelli:

 http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-sistema-de-monitoramento-de-pneus-cyber-fleet-pirelli/

Carlos

Open chat