21 2461-0300

Volkswagen I.D. Buzz Concept: a Kombi do futuro

Volkswagen I.D. Buzz Concept: a Kombi do futuro

Por: Gabriela Rabinovici

A icônica e amada Kombi nasceu na década de 40 e saiu de linha em dezembro de 2013, quando deixou de ser produzida no Brasil. A boa notícia é que ela deve voltar a fazer parte do portfólio da Volkswagen, porém, numa versão futurista.

O protótipo 100% elétrico chamado I.D. Buzz Concept foi a grande estrela do último Salão de Detroit, nos Estados Unidos e impressionou pelo design, itens de segurança e tecnologia. A releitura do clássico é baseada na plataforma Modular Electric Drive Kit (MEB), com tração integral e função de direção autônoma. Nele, o volante se retrai no painel e o carro passa a se guiar de forma autônoma, usando sensores, radares e câmeras ao redor do veículo.

São dois motores, um no eixo frontal e outro no traseiro. Combinados, potência e torque chegam a 374 cv, que fazem o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 160 km/h. Recargas poderão ser feitas em rede convencional, através de cabo (com opção de recarregar 80% da energia em modo rápido, cerca de 30 minutos), ou por indução (sem fio).

Há espaço para até oito pessoas em bancos modulares, além de 660 litros de bagagem, que podem virar 4.600 litros sem os assentos traseiros. Na frente, um segundo porta-malas tem apenas 173 litros. O veículo conta ainda com faróis, luzes diurnas, lanternas em LED, janelas individuais, ampla mesa de trabalho central, rodas de alumínio com aro de 22 polegadas e o aplicativo de celular VW User-ID, que reconhece passageiros e motorista e armazena as preferências de cada um.

O I.D. Buzz deve ser produzido em série até 2025 e será um dos mais de 30 carros elétricos e híbridos que serão lançados pela Volkswagen dentro do plano estratégico – Together 2015 – anunciado como “o maior processo de mudança na história da Volkswagen.”

Leia mais:

Confira 5 carros modernos inspirados em modelos antigos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/confira-5-carros-modernos-inspirados-em-modelos-antigos/

10 perfis automotivos para seguir no Instagram:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/10-perfis-automotivos-para-seguir-no-instagram/

Open chat