21 2461-0300

Vidros do carro: como deixá-los novos para a vistoria?

Vidros do carro: como deixá-los novos para a vistoria?

Por: Gabriela Rabinovici

Os vidros do carro, tanto das janelas quanto do para-brisas e traseiro, são itens superimportantes, mas muitas vezes esquecidos pelo motorista quando o assunto é cuidados.

A limpeza e conservação são essenciais para uma boa visibilidade, principalmente em condições adversas.

Vale lembrar que a partir de abril deste ano, o Detran fará vistoria nas ruas e os carros considerados inadequados para circulação ficarão retidos até que os proprietários resolvam o problema. Caso a situação não seja resolvida, o veículo será multado e até recolhido. Segundo o Detran-RJ, a multa dependerá da falha apresentada.

Os vidros estão na lista dos itens a serem vistoriados. Serão verificados a conservação, a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento. Eles não podem ter fissuras e no caso de uso de películas, as mesmas precisam estar de acordo com a legislação.

Os itens estão sujeitos a diversos tipos de avaria no dia a dia. Fragmentos lançados pelo carro circulando à frente, por exemplo, podem causar trincas e rachaduras que se não forem consertadas podem aumentar.

Confira os principais cuidados:

– Limpe os vidros com álcool e pano limpo e seco;

– Evite o uso de produtos químicos que contenham solvente;

– Evite direcionar o vento do ar-condicionado para os vidros quando o carro estiver exposto por um longo período ao sol. O choque térmico pode provocar trincas;

– Verifique a porcentagem máxima permitida de película e escolha a permitida por lei que te atenda melhor. Lembre-se que ela possui um tempo de vida útil, por isso, faça a troca no tempo certo;

– Atenção às palhetas do limpador de para-brisa. Quando estão ressecadas tendem a arranhar os vidros. O ideal é trocá-las a cada ano, tempo médio de duração;

– Não estacione embaixo de árvores ou estruturas sem estabilidade;

– Começou a chover granizo? Procure imediatamente um lugar coberto e seguro para parar o carro, afinal, as pedrinhas de gelo podem amassar a lataria e riscar, trincar ou rachar os vidros.

Para manter os vidros do seu carro como novos, faça a manutenção na mecânica geral Widmen mais próxima de você!

Saiba mais:

Cuidados importantes com as palhetas do limpador do para-brisa:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-importantes-com-as-palhetas-do-limpador-do-para-brisa/

7 cuidados para manter seu carro sempre novo:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/7-cuidados-para-manter-seu-carro-sempre-novo/

 

Gabriela Rabinovici

Open chat