21 2461-0300

Veja como será o trânsito durante os jogos que serão sediados no Rio

Veja como será o trânsito durante os jogos que serão sediados no Rio

Por: Gabriela Rabinovici

Durante os Jogos, o trânsito da cidade sofrerá alterações devido aos deslocamentos das delegações e movimentações dos turistas que vierem assistir às competições. Um plano de mobilidade foi desenvolvido para facilitar o ir e vir entre julho e setembro.

O morador vai precisar se preparar para circular mais de transporte público e ficar por dentro das restrições de tráfego para evitar multas que podem chegar a R$ 1,5 mil.

A cidade foi dividida em quatro grandes áreas: Deodoro, Maracanã, Copacabana e Barra da Tijuca, que abrangem mais de 30 bairros espalhados por todas as regiões.

A partir do dia 25 de julho, começam a funcionar as faixas especiais na Avenida das Américas, Linha Amarela, na orla da Zona Sul, na Avenida Presidente Vargas, na Avenida Rodrigues Alves, na Linha Vermelha e na Avenida Brasil.

As faixas vermelhas são dedicadas apenas aos veículos credenciados. As amarelas são prioritárias e receberão, além dos veículos dos Jogos, ônibus e táxis. As faixas verdes são para orientar os locais pelos quais as delegações devem passar. As faixas compartilhadas poderão ser usadas por todos.

No Maracanã, nos dias das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos (5 e 21 de agosto) e 7 e 18 de setembro, a segurança vai verificar quem entra nas ruas em volta do estádio. Os moradores só passarão pelas barreiras, ainda que a pé, com um comprovante de residência.

Na Barra da Tijuca, o primeiro fechamento previsto é o da Avenida Olof Palme, a partir de 24 de julho, quando as delegações começam a chegar. De 5 de agosto até o fim dos jogos, parte de avenidas como a Embaixador Abelardo Bueno e a Salvador Allende só estará aberta a veículos dos jogos e dos moradores credenciados, além de ambulâncias e carros de bombeiros e polícia.

As interdições no entorno do Engenhão acontecem nos dias 3, 4, 6 e 7 e de 12 a 20 de agosto. E entre os dias 8 e 17 de setembro. A proibição do estacionamento começa no dia 23 de julho na Rua Sales Guimarães e nas demais, a partir de 2 de agosto.

Por onde passarem as provas de rua, as restrições serão maiores: por algumas horas, ninguém entra, ninguém sai.

Em Copacabana, nos dia 18 e 20 de agosto, ruas como a Gastão Baiana e a Djalma Ulrich estarão interditadas. Na região, contudo, as interdições mais longas serão nas pistas junto à praia da Avenida Atlântica, no Leme e no Posto 6.

Os cariocas devem estar atentos: na Marina, o estacionamento ficará fechado, e perto do campo de golfe, a Rua Gal. Moiséis Castelo Branco Filho terá interdições entre os dias 11 e 21 de agosto.

Quem ainda não foi cadastrado, a recomendação é comparecer na Subprefeitura da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim 764, das 9h às 18h. Os telefones para obter mais informações são: 2571-1342 / 2571-1749.

Saiba mais:

Veja as mudanças no trânsito da Zona Portuária do Rio:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/veja-as-mudancas-no-transito-da-zona-portuaria-do-rio/

As cinco infrações de trânsito mais cometidas no Rio de Janeiro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-cinco-infracoes-de-transito-mais-cometidas-no-rio-de-janeiro/

Carlos

Open chat