21 2461-0300

Vai trocar os pneus? Saiba se pode ou não colocar o estepe para rodar

Vai trocar os pneus? Saiba se pode ou não colocar o estepe para rodar

Por: Gabriela Rabinovici

Os pneus devem manter seu alto nível de performance durante toda a sua vida útil. Seu desgaste depende do estilo de condução, condições da pista, frequência de calibragem e manutenção. Quando eles atingem o limite de segurança ou sofrem algum dano irreparável, é hora de trocá-los, mas aí vem a dúvida: posso comprar apenas três e colocar o estepe para rodar?

Isso vai depender do prazo de validade do item. É preciso identificar sua data de fabricação, registrada na banda lateral com quatro dígitos depois da sigla DOT. Eles indicam a semana e o ano de fabricação. Caso os quatro dígitos sejam “3315” significa que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015.

Depois de cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como flexibilidade e começa a ressecar e endurecer. A aderência no asfalto também é reduzida. Já depois de 10 anos de fabricação, o pneu não deve mais ser utilizado pois surgem trincas e falhas no composto de borracha e há riscos de estouro no caso de velocidades mais elevadas. Neste caso, não coloque o estepe para rodar (assim como outros pneus).

Dicas:

– O estepe precisa ser calibrado periodicamente, pois tende a perder a pressão quando parado na reserva;

– Se você trocou as rodas dos pneus do carro, faça o mesmo com o estepe. O encaixe deve ser perfeito para evitar desgastes na suspensão, na geometria e no próprio pneu;

– Certifique-se que em toda a troca de pneus, eles recebam válvulas de ar novas, passem por alinhamento para regular a direção, suspensão e balanceamento, para equilibrar tanto os pneus quanto as rodas;

– Os pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro, isso porque eles são responsáveis pela estabilidade do veículo. No caso de aquaplanagem ou frenagens bruscas, é possível controlar o carro com os pneus dianteiros, no entanto, se os pneus de trás estiverem desgastados, o motorista perderá o controle do veículo facilmente.

Para manutenção ou troca do estepe do seu carro, a mecânica geral Widmen é a melhor opção.

Fique por dentro:

5 perguntas e respostas sobre as rodas de liga leve:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/5-perguntas-e-respostas-sobre-as-rodas-de-liga-leve/

A importância de manter os pneus em dia:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-os-pneus-em-dia/

Open chat