21 2461-0300

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema de suspensão

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema de suspensão

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de suspensão conecta o veículo às rodas, sendo responsável pela estabilidade, pela absorção de impactos e pelo aumento do atrito entre os pneus e o solo. Composto por molas e amortecedores, ele auxilia ainda no desempenho do carro e proporciona o conforto de todos os ocupantes, pois diminui as vibrações causadas pelo movimento do veículo.

Conheça os três tipos principais de suspensão e como é o funcionamento de cada um:

Suspensão fixa:

É composta por quatro amortecedores e quatro molas preparadas. Com esta opção, o carro é rebaixado a uma altura fixa, sem opção de regulagem, ideal para quem dirige em pistas regulares, sem muitos buracos. Ela é muito utilizada em carros de tuning e de alta performance por oferecer conforto e segurança nas curvas. Modelos de alto luxo como da Land Rover, por exemplo, utilizam essa suspensão.

Suspensão de rosca:

Também conhecida como Coilover, ela é composta por um tubo roscado e flange, que juntos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo traseiro do veículo, permitindo a regulagem de altura. Entre as vantagens estão: menor custo de instalação, pouca diferença de peso e versatilidade, pois é feita para rodar em todos os tipos de terrenos.

Suspensão pneumática (a ar):

Conta com bolsas de ar que substituem as molas. Elas podem ser infladas para elevar a altura ou desinfladas para abaixar o veículo. O circuito ainda é composto por tanque de ar comprimido, solenoides, manômetro, mangueiras e compressor e pode ser controlado por sensores ou pelo motorista por meio de controle remoto. Trata-se de uma suspensão cara e de instalação demorada. Vale mencionar que não é recomendada para carros rebaixados, pois há mais contato do veículo com o solo.

O que vai definir a melhor suspensão para o seu carro é a maneira como você irá utilizá-la. Venha até a Widmen! Nossos profissionais especializados podem te ajudar a fazer a melhor escolha!

Fique por dentro:

Pneus 4×4: conheça as diferenças para carros on-road e off-road:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pneus-4×4-conheca-as-diferencas-para-carros-on-road-e-off-road/

Conheça os 4 tipos de pastilhas de freio:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-4-tipos-de-pastilhas-de-freio/

Gabriela Rabinovici

Open chat