21 2461-0300

Tire suas dúvidas sobre o catalisador do carro

Tire suas dúvidas sobre o catalisador do carro

Por: Gabriela Rabinovici

O catalisador automotivo ou conversor catalítico tem a função de transformar os gases tóxicos (como o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio), resultantes da combustão do motor, em gases não nocivos (como o dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d’água), reduzindo assim, a emissão de poluentes na atmosfera. Em bom funcionamento, ele é capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos.

O catalisador opera e atua conjuntamente com o motor e fica localizado após a saída do coletor do motor, ou escape. Ele apresenta o formato de colmeia, com minúsculos canais revestidos por metais nobres (platina, paládio, ródio, molibdênio), que colaboram para a eficiência das reações químicas.

É preciso ficar atento, pois se houver defeito na peça, pode comprometer o funcionamento do motor, causar ruídos, mau cheiro, entupimentos, rachaduras na peça, além de prejudicar o meio ambiente e aumentar o consumo de combustível.

Lembre-se que a manutenção periódica é fundamental. Velas sujas, combustível adulterado, catalisador falso, injetores de combustíveis com defeito, motor desregulado e problemas na sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina e está localizado entre o tubo de escape e o catalisador) são os principais causadores de danos na peça.

Obrigatoriedade no Brasil

O catalisador tornou-se obrigatório por lei em todos os carros a partir de 1997 e, desde 2008, a peça deve ter o selo de conformidade do Inmetro, o que garante a qualidade do produto.

É importante saber que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) penaliza quem transita com o sistema de escapamento do carro irregular, soltando fumaça ou gases fora da regulamentação estabelecida. Essa prática consiste em infração grave e resulta na perda de cinco pontos na Carteira de Habilitação, pagamento de multa e retenção do veículo até que o problema seja resolvido.

Faça a manutenção do seu veículo na mecânica geral Widmen. Esperamos você em uma de nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Leia mais:

Como dirigir de forma econômica e sustentável?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-dirigir-de-forma-economica-e-sustentavel/

Saiba mais sobre o controle de emissão de poluentes de veículos no Brasil:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-o-controle-de-emissao-de-poluentes-de-veiculos-no-brasil/

Carlos

Open chat