21 2461-0300

Tire suas dúvidas sobre a retífica do motor

Tire suas dúvidas sobre a retífica do motor

Por: Gabriela Rabinovici

O motor de combustão interna é um dispositivo que transforma a energia contida num combustível em energia mecânica. Em seu interior, a movimentação é muito intensa e a força gerada é transferida para as rodas do veículo.

Toda essa movimentação, falta de manutenção, tempo e condições de uso aceleram o desgaste, e quando o dano aparece, vem a dúvida: trocar por um novo ou retificar o motor original? Embora trocar por um novo garanta a você um equipamento livre de reparos e com especificações originais, optar pela retífica pode sair mais em conta e é mais interessante para quem deseja ficar com o carro por muito tempo.

Na retífica, o motor é desmontado para que seja feita a análise de cada componente e a verificação de quais itens precisam ser substituídos e quais devem ser reaproveitados. Além da limpeza, é feita a usinagem, remontagem e regulagem, utilizando peças com medidas exatas às originais.

O profissional especializado vai analisar quais partes do motor precisam ser retificadas. Na parte de baixo encontram-se: camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim e na parte de cima: cabeçote, válvulas e guias.

O procedimento geralmente é realizado após os 200 mil km rodados e é indicado quando: o motor apresenta um ruído metálico, o escapamento emite muita fumaça, de cor azulada, o nível de óleo baixa muito rápido no reservatório, o combustível não rende, o carro está sem potência, o motor trabalha sempre superaquecido e/ou quando há óleo vazando no escapamento. Lembrando que só um bom profissional pode confirmar um possível dano no motor e realizar a retífica.

Como evitar danos no motor?

Vale seguir algumas dicas:

– Observe a correia dentada. Se estiver quebrada, substitua-a imediatamente;

– Cumpra os prazos da troca de óleo e complete seu nível, sempre que ele baixar;

– Não apoie o pé na embreagem quando ela não estiver sendo usada;

– Verifique vazamentos no radiador e nas mangueiras;

– Evite aceleradas bruscas;

– Verifique água e óleo semanalmente;

– Verifique os filtros de ar;

– Abasteça em postos de confiança. Combustíveis adulterados causam danos à injeção.

Conte com a mecânica geral Widmen para reparos no motor do seu carro com excelência!

Saiba mais:

As diferenças entre os tipos de motor:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-diferencas-entre-os-tipos-de-motor/

Dicas para aumentar a durabilidade do motor:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-aumentar-a-durabilidade-do-motor/

Carlos

Open chat