21 2461-0300

Tecnologia da Ford ajuda a encontrar vagas em estacionamentos

Tecnologia da Ford ajuda a encontrar vagas em estacionamentos

Por: Gabriela Rabinovici
Quem nunca demorou para achar um lugar vago para estacionar? De acordo com um estudo encomendado pela Ford, os condutores podem gastar, em média, mais de um dia por ano procurando vagas de estacionamento.
“Entendemos quanto tempo desperdiçado e estresse desnecessário é causado pela busca de vagas de estacionamento em vilas e cidades”. Com a nossa pesquisa sobre estacionamento colaborativo, vemos a oportunidade de devolver esse tempo aos motoristas, ajudando-os a desfrutar de jornadas mais felizes, mais saudáveis ​​e mais eficientes”, disse Christian Ress, supervisor da Europa, Ford Research e Advanced Engineering. Pensando em proporcionar mais rapidez e menos estresse, a marca criou o “Collaborative Parking” (Estacionamento Colaborativo).
Como funciona?
A tecnologia consiste em uma base de dados de sensores ópticos instalados nos carros que criam um mapa da temperatura do local enquanto rodam. Os dados são compartilhados com outros veículos no estacionamento e com a infraestrutura externa. Um mapa exibido na tela multimídia do automóvel indica em vermelho os lugares ocupados e em verde os espaços vazios.
O “Collaborative Parking” foi testado em ruas da cidade de Milton Keynes, na Inglaterra, a cerca de 70km de Londres e ainda pode ser aprimorado para incorporar informações dos sistemas de monitoramento dos próprios estacionamentos.
A ideia faz parte do programa “UK Autodrive”, patrocinado pelo governo britânico, com 20 milhões de libras para o desenvolvimento de novas tecnologias de carros autônomos e conectados. A previsão é que ele tenha três anos de duração, encerrando em outubro deste ano.
Tim Armitage, diretor do programa, disse que além de tornar o estacionamento menos incômodo para os indivíduos, essas novas formas de estacionamento permitirão às cidades redefinir radicalmente seu uso do espaço no futuro com muito menos terras potencialmente necessárias para vagas de estacionamento nos centros das cidades”.
Vale mencionar que além dessa inovação, a Ford também criou uma outra tecnologia que avisa a necessidade de dar passagem a veículos de emergência.

Assista ao vídeo divulgado pela Ford: https://goo.gl/wGyKzy

Leia mais:

MIT desenvolve sistema para carros trafegarem através da neblina:

MIT desenvolve sistema para carros trafegarem através da neblina


Porta-objetos ajudam a manter o carro organizado:

Porta-objetos ajudam a manter o carro organizado

Carlos

Open chat