21 2461-0300

Sistema de freios ABS: entenda como funciona

Sistema de freios ABS: entenda como funciona

Por: Gabriela Rabinovici

ABS vem da sigla em inglês Antilock Braking System (Sistema de Freio Antitravamento) e trata-se de um sistema de frenagem de segurança que impede o bloqueio das rodas durante uma frenagem de emergência, evitando que o motorista perca o controle sobre o veículo.

Os sistemas ABS surgiram em 1978 pelas mãos da Bosch, quando começaram a ser fabricados em larga escala. Em 2014, passou a ser obrigatório para todos os carros fabricados no Brasil. Atualmente, o sistema está na versão 8.0 e pesa menos de 1,5 kg.

Ele é composto por quatro componentes principais: sensores de velocidade, bomba, válvulas e unidade controladora e entre os benefícios do sistema está a não derrapagem do veículo e, consequentemente, o aumento da estabilidade em condições de frenagens de emergência, permitindo que o usuário possa desviar de obstáculos enquanto freia, reduzindo a distância de parada em até 30%. Sua eficiência ocorre mesmo em pisos com baixa aderência com areia, grama ou asfalto molhado.

O módulo do ABS é acionado em cerca de 0,5 segundo quando o veículo atinge uma velocidade de 20 km/h. Abaixo dessa velocidade, o sistema é desligado. É importante saber que é normal que o pedal do freio vibre quando os freios ABS são acionados. Mesmo assim, deve-se manter o pedal pressionado.

Atenção:

O aviso do ABS no painel do carro ocorre quando o sistema é ativado, ou seja, em freadas bruscas. Se o símbolo aparecer no painel em situações normais de trânsito, não hesite em procurar um mecânico especializado.

Direção defensiva e manutenção do sistema

Fora esse item de segurança, é preciso ser consciente no trânsito e praticar a direção defensiva, para assim, reduzir a possibilidade de colisões.

Assim como nos carros sem ABS, deve-se realizar a manutenção de todo o sistema de freios, incluindo pastilhas, disco e troca de fluido a cada dois anos.

Esperamos você em uma das unidades da Widmen!

Fique por dentro:

Como fazer os freios durarem mais:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-evitar-o-desgaste-precoce-dos-freios/

Dicas para manter discos e pastilhas de freios em bom estado:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-manter-discos-e-pastilhas-de-freios-em-bom-estado/

Carlos

Open chat