21 2461-0300

Seguro automotivo cobre danos causados por alagamentos?

Seguro automotivo cobre danos causados por alagamentos?

Por: Gabriela Rabinovici

Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de contratar um seguro de carro e, principalmente, dos motoristas que vivem em áreas com chuvas frequentes e alagamentos.
Danos causados por chuvas, como enchentes, quedas de árvores, granizos, raios, ventos fortes, incêndio e desmoronamento de terra são cobertos totalmente pela maioria das seguradoras. A cobertura compreensiva é a escolhida por grande parte dos brasileiros, mas ao contratá-la é preciso saber que ela não é válida para toda e qualquer situação envolvendo alagamentos.
Embora cubra os danos causados por fenômenos naturais, o motorista deve ter a preocupação de não se expor intencionalmente ao risco de tentar, por exemplo, atravessar uma área alagada. Ao fazer isso, além de colocar os ocupantes e o carro em risco, o motorista perderá a indenização.
As seguradoras realizam um laudo para entender as circunstâncias em que o carro estava no momento do sinistro. Isso pode passar pelo estudo de imagens de câmeras de segurança na região do acidente e, até mesmo, entrevistas com moradores do local. Se for indicado que houve exposição a um risco que poderia ter sido evitado, o segurado sairá no prejuízo.
O motorista também pode responsabilizar o município pelos danos causados. Através de uma ação judicial, é possível alegar que o alagamento ocorreu porque houve falha na limpeza de bueiros ou outro motivo a ser analisado, no entanto, este é um processo de difícil previsão.

Dicas:

– Antes de fechar o contrato, pesquise as opções de seguro e coberturas disponíveis que mais se adequam ao seu bolso e perfil;
– Caiu em um alagamento? A primeira providência a ser tomada é ligar para a seguradora, que irá enviar um guincho para o local;
– Depois deve-se procurar uma oficina, de preferência credenciada para avaliar os danos no carro: estofado, bancos, parte elétrica, motor, etc;
– Envie o orçamento à seguradora para aprovação do conserto. Caso tenha direito, acione o serviço de carro reserva, enquanto aguarda o conserto.

Leia mais:

Cuidados ao dirigir na chuva:

Cuidados ao dirigir na chuva

Dicas para aumentar a segurança do seu carro:

Dicas para aumentar a segurança do seu carro

Carlos

Open chat