21 2461-0300

Sangria nos freios do carro: como funciona?

fluido-freio

Sangria nos freios do carro: como funciona?

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de freios foi projetado para dar segurança e o máximo de rendimento ao carro. Ele tem a função de dissipar a energia cinética acumulada no veículo, parando-o ou reduzindo a sua velocidade.

No entanto, quando o pedal do freio está duro, “borrachudo” ou pouco eficiente, o sistema hidráulico pode estar com bolhas de ar. Nesse caso, será preciso substituir o óleo de freio e fazer a correta sangria, procedimento bastante conhecido nas oficinas.

Utilizando uma máquina específica para este tipo de serviço, é possível trocar todo o fluido do sistema e garantir que não sobrará nenhuma bolha de ar. Isso é feito sem precisar trocar nenhuma peça.

Enquanto um profissional vai bombear repetidas vezes o pedal e segurá-lo apertado, o outro profissional vai abrir uma porquinha estrategicamente colocada no circuito exatamente para expulsar o ar. A operação é repetida algumas vezes para expulsar todo o ar do circuito hidráulico, e então, o sistema de freios volta a funcionar perfeitamente.

Se o problema não for resolvido com a sangria, será preciso avaliar melhor o servo-freio e o cilindro mestre. Lembrando que o procedimento não pode ser feito às pressas, sob o risco de comprometer peças e pôr em risco a vida do condutor do veículo, seus passageiros e pedestres.

Dica:

Troque o fluido de freio, pelo menos, uma vez por ano. Isso é importante para evitar que o líquido ferva e reduza sua eficiência;

A maneira de utilizar o carro interfere no desempenho e na durabilidade do sistema de freios, por isso, não pise no pedal do freio de forma brusca, pois além de colocar a segurança dos ocupantes em risco, isso acelera o desgaste das peças.

Manutenção:

Se você costuma transitar por vias urbanas, com muitos sinais, engarrafamentos e cruzamentos, certamente vai exigir mais dos freios e seus componentes, sendo assim, a manutenção deverá ser mais frequente.

Opte por fazer a sangria e o check-up geral do sistema com os profissionais capacitados da mecânica geral Widmen.

Leia mais:

A necessidade de revisar o freio de mão:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-necessidade-de-revisar-o-freio-de-mao/

Fique atento à baixa do fluido de freio:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/fique-atento-a-baixa-do-fluido-de-freio/

Gabriela Rabinovici

Open chat