21 2461-0300

Saiba o que fazer em caso de acidente de trânsito

Saiba o que fazer em caso de acidente de trânsito

Por: Gabriela Rabinovici

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano. Por isso, todo motorista deve assumir uma atitude responsável ao conduzir para chegar ao seu destino com segurança e sem imprevistos.

Uma boa conduta no trânsito envolve o cumprimento das leis de trânsito, entre outras dicas fundamentais para ficar longe das multas e dos acidentes, muitas vezes, fatais. No entanto, caso o motorista se envolva em um acidente é importante saber como agir para evitar mais transtornos. Confira as principais dicas:

– Acione o serviço de emergência:

Mantenha a calma e verifique se há vítimas. Caso existam, é preciso acionar os serviços de emergência conforme a necessidade: Polícia Militar (190), Polícia Rodoviária Federal (191), SAMU (192) e Bombeiros (193).

– Sinalize o local:

Isso é importante para evitar que novos acidentes ocorram. Ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo a uma distância de, no mínimo, 30 metros. Se estiver chovendo ou com neblina, dobre a distância de posicionamento do triângulo.

– Cuidados com as vítimas:

Não movimente os feridos, pois um atendimento inadequado pode deixar graves sequelas. Preserve o local e espere a chegada do socorro médico e da polícia, que registrará a ocorrência.

– Liberação da via:

Caso não tenha vítimas, retire o veículo da via para não obstruir o trânsito. Se não for possível, acione os serviços de guincho de trânsito das prefeituras ou órgãos rodoviários, dependendo do local.

– Boletim de ocorrência:

Este procedimento não é obrigatório e fica por conta do interesse dos envolvidos. Algumas informações importantes para o registro são: fotos dos danos, dados dos condutores e dos veículos envolvidos, além do endereço do local, dia e horário do ocorrido.

– Ligue para a seguradora:

Caso o outro veículo seja o culpado, peça para o motorista acionar imediatamente o seguro para abrir o que se chama de sinistro. Lembrando que vítimas de acidentes de trânsito, sejam ocupantes de veículo ou pedestres (bem como seus parentes, em caso de falecimento), têm direito a pedir a indenização do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, conhecido como DPVAT.

Aposte na direção defensiva!

O objetivo da direção segura é prevenir acidentes e, para isso, é essencial ter extrema atenção, evitando práticas como mexer no som, mandar mensagem, falar ao celular, comer enquanto dirige e procurar objetos no carro.

Escolha uma mecânica de confiança para realizar os reparos no seu carro. Venha para a Widmen!

Saiba mais:

Motoristas e ciclistas: dicas de segurança no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/motoristas-e-ciclistas-dicas-de-seguranca-no-transito/

7 mitos sobre a legislação de trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/7-mitos-sobre-a-legislacao-de-transito/

Open chat