21 2461-0300

Saiba o que é o offset de uma roda

Saiba o que é o offset de uma roda

Por: Gabriela Rabinovici

Muitos motoristas optam por trocar as rodas originais do seu carro por rodas esportivas, no entanto, para que a substituição seja feita de forma segura e eficaz é preciso estar atento às especificações de fábrica do componente.

Instalar uma roda com o offset (ET) adequado é muito importante para manter a boa dirigibilidade e evitar problemas na suspensão e o desgaste prematuro dos pneus.

O offset consiste na distância em milímetros entre o eixo central da roda e o plano de superfície da montagem do cubo (face da roda), ou seja, é a diferença entre a metade da largura da tala e a superfície da roda que apoia no veículo. Para identificar é preciso traçar uma linha imaginária no meio das rodas.

Ele, geralmente vem gravado no item com a sigla ET, por exemplo, ET40 e constam três tipos:

Positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda, sendo assim, quanto maior for o offset mais para dentro do carro ficará a roda. Geralmente, utilizado em veículos de passeio e pick-ups leves.

Negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio é mais externa à roda, sendo assim, mais para fora do carro ficará a roda. Geralmente, utilizado em pick-ups de grande porte e em alguns carros de corrida.

Zero: A face da roda fica exatamente no meio da tala.

A maioria dos carros possui offset positivo, com variação média de 35 mm e 40 mm.

Verifique as características da sua roda, pois em uma eventual troca, pequenas variações podem causar instabilidade na direção, com risco de acidentes.

Faça a troca na Widmen e garanta as melhores rodas do mercado.

Saiba mais:

Aprenda a ler as marcações de um pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-as-marcacoes-de-um-pneu/

O que você precisa saber sobre carros tunados:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-que-voce-precisa-saber-sobre-carros-tunados/

]]>

Carlos

Open chat