21 2461-0300

Saiba o que é gasolina formulada

Saiba o que é gasolina formulada

Por: Gabriela Rabinovici

No Brasil, a maioria dos veículos utiliza a gasolina como combustível, no entanto, muitos não sabem o que é a gasolina formulada. Ela é feita a partir de sobras de combustível comum, que depois são misturadas a produtos químicos (cerca de 200 outros componentes, como solventes e hidrocarbonetos leves) para aumentar seu rendimento.

Embora a qualidade seja inferior à gasolina comum, conhecida também como refinada, sua venda é autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A grande preocupação, é que a gasolina formulada é mais fácil de ser adulterada, já que é feita a partir da mistura de diversos elementos, em laboratório. Outro ponto de alerta é que, por utilizar substâncias mais leves, ela também rende menos.

Este ano, a ANP divulgou um comunicado em sua página na internet a respeito da gasolina formulada, esclarecendo que toda gasolina produzida no Brasil e destinada ao consumidor final é formulada, não havendo, portanto, diferença entre formulada ou refinada. Segundo a agência, para que a mistura de correntes de hidrocarbonetos resulte nos padrões estabelecidos pela Resolução ANP 40/2013, é necessário formular o produto.

Citou também que o processo de produção da gasolina vem se aperfeiçoando ao longo dos anos devido à necessidade de redução de emissões e aos avanços na indústria automotiva, que exigem produtos de melhor qualidade. Essa produção se caracteriza pela mistura de correntes de hidrocarbonetos, que podem ser obtidas por diferentes processos, seja em refinaria, central petroquímica ou formulador.

Tome muito cuidado com combustíveis adulterados. Para proteger-se, o consumidor precisa analisar o estado e as condições do posto e abastecer somente em locais de confiança. Caso desconfie de algo, o usuário pode denunciar o posto através do telefone 0800 970 0267, da ANP.

Fique por dentro:

Os perigos de abastecer o carro com combustível adulterado:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-perigos-de-abastecer-o-carro-com-combustivel-adulterado/

Saiba como conservar os carros a diesel:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-perigos-de-abastecer-o-carro-com-combustivel-adulterado/

Carlos

Open chat