21 2461-0300

Saiba mais sobre os testes de segurança dos veículos vendidos no Brasil

Saiba mais sobre os testes de segurança dos veículos vendidos no Brasil

Por: Gabriela Rabinovici

O Latin NCap, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, realiza os testes de segurança para veículos vendidos no Brasil. Ele oferece aos consumidores informação independente e transparente sobre os níveis de segurança que tem os diferentes modelos de veículos no mercado.

Utilizando métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos, o Programa qualifica entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e ocupante criança. O zero é para os que não atingiram o nível mínimo esperado de segurança. Os mais bem avaliados recebem cinco.

O teste de impacto frontal simula o tipo de ocorrência mais frequente e que mais resulta em morte ou ferimentos graves aos ocupantes. O ensaio é feito com o carro a 64 km/h – o veículo se choca contra uma barreira deformável.

Dentro do carro, são colocados car crash dummies, bonecos que representam os seres humanos, adultos e as crianças. Na parte dianteira, são utilizados dois dummies representando homens de tamanho médio no banco do motorista e no banco do carona. Na parte traseira, na cadeirinha de retenção infantil no banco traseiro, dois dummies representando crianças de 18 meses e três anos.

Já no teste de impacto lateral, uma barreira é projetada contra o carro a 50 km/h. São usados três dummies: o da frente representa o motorista ou um passageiro, enquanto os dois de trás são crianças posicionadas em cadeirinhas. Esse teste resultou em notas zero para carros importantes como Chevrolet Onix e Ford Ka.

São avaliados ainda os seguintes equipamentos: Controle Eletrônico de estabilidade (ESC), Lembrete do Uso do Cinto (SBR) e Sistema Antibloqueio de Freios (ABS).

Objetivos do Programa:

Além de oferecer aos consumidores avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, ele estimula os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos e incentiva os governos da América Latina e do Caribe a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.

Fique por dentro:

7 itens de segurança essenciais no veículo:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/7-itens-de-seguranca-essenciais-no-veiculo/

Dicas para aumentar a segurança do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-aumentar-a-seguranca-do-seu-carro/

Gabriela Rabinovici

Open chat