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Saiba mais sobre os pneus para veículos blindados

Saiba mais sobre os pneus para veículos blindados

Por: Gabriela Rabinovici

Com o aumento da sensação de insegurança no país, a blindagem tonou-se uma opção aos motoristas das grandes cidades que buscam evitar ataques de arma de fogo e sequestros.

Hoje, qualquer carro pode ser blindado, mas o procedimento não é simples e barato, por isso, deve ser previamente estudado, saber se o motorista é realmente um alvo em potencial e estar atento à documentação e manutenção do veículo.

Além de uma regulamentação especial, o processo que dura, em média, 35 dias envolve etapas de desmontagem, blindagem opaca, blindagem transparente, remontagem e testes de campo. No Brasil existem quatro níveis de proteção de blindagem: o I, II-A, II e III-A, o último é o mais eficiente, o mais caro e o mais utilizado em carros de passeio. A proteção do III-A suporta calibres como o da Magnum .44., uma das mais comuns. A chapa de aço utilizada não tem validade, mas a blindagem utilizada no vidro aguenta 10 anos.

É preciso saber que carros blindados demandam pneus mais reforçados, ou seja, com maior capacidade de carga. A pressão do item também deve ser aumentada em 0.1 bar a cada 20kg de carga adicionais neste pneu. Para realizar a blindagem, costuma-se utilizar uma cinta de borracha que absorve o impacto e oferece a sustentação necessária para as rodas não sofrerem danos, possibilitando assim, a dirigibilidade do carro em uma possível fuga.

Para realizar o serviço, não é necessário ir em uma blindadora, a blindagem do conjunto de pneus pode ser feita de forma independente em uma mecânica especializada. O profissional avalia qual é o perfil do pneu do seu carro para escolher a cinta correta.

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Carlos

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