21 2461-0300

Saiba mais sobre as competições que elegem os melhores mecânicos do Brasil

Saiba mais sobre as competições que elegem os melhores mecânicos do Brasil

Por: Gabriela Rabinovici
Para tornar-se um mecânico automotivo é preciso realizar cursos de capacitação específicos que envolvem técnicas para manutenção corretiva e preventiva, além de aprendizados sobre metrologia, ferramentas, eletricidade e muito mais.
Nesse nicho, a experiência é fundamental, por isso, pensando em testar e estimular o desenvolvimento técnico e a capacitação profissional, diversas montadoras têm promovido competições para eleger o melhor mecânico do Brasil.
Os concursos geralmente possuem etapas seletivas com avaliações teóricas e práticas. O objetivo é identificar e solucionar problemas implantados em carros. Os critérios de avaliação podem incluir: preparação do veículo, inspeção visual do sistema, preparação dos equipamentos e ferramentas, reparação dos defeitos conforme recomendações do fabricante, utilização correta dos equipamentos, ferramentas e literatura técnica e execução de acordo com os padrões de organização e limpeza.
Ford, Yamaha, Toyota, Mitsubishi são algumas montadoras que realizam este tipo de competição. O Skill Contest da Toyota já está na sua 24ª edição, já o Rali do Conhecimento da Mitsubishi acontece desde 2016 e, em março do ano passado, reuniu os dez melhores do Brasil para se enfrentarem num shopping em São Paulo. O desafio era encontrar e consertar no menor tempo possível o mesmo defeito plantado pela organização em modelos ASX.
De acordo com Julio Fiorin, diretor de Pós-Vendas da Mitsubishi Motors, a competição visa manter os técnicos sempre atualizados e focados, em prol da excelência da reparação e com o Rali do Conhecimento é possível trabalhar constantemente o aperfeiçoamento e a melhoria contínua da rede.
Além de todo reconhecimento, o mecânico vencedor ganha diversos prêmios. Os três finalistas do Rali do Conhecimento ganham uma viagem a Tóquio para representar o Brasil na final mundial, o Mitsubishi Skill Contest.
O GP Motorcraft da Ford premia seu vencedor com um carro 0 km. O vencedor do O Melhor Mecânico do Brasil da Yamaha disputa o título de melhor mecânico do mundo no World Technician Grand Prix, no Centro de Treinamento Yamaha, na cidade de Iwata, no Japão e os vencedores de cada categoria do Skill Contest da Toyota ganham uma viagem de uma semana ao Japão para um evento organizado pela Toyota Motor Corporation, juntamente com os melhores consultores e técnicos de todas as afiliadas da empresa no mundo.

Saiba mais:
Tecnologia da Ford ajuda a encontrar vagas em estacionamentos:

Tecnologia da Ford ajuda a encontrar vagas em estacionamentos


Bentley Bentayga ganha item de segurança luxuoso:

Bentley Bentayga ganha item de segurança luxuoso

Carlos

Open chat