21 2461-0300

Saiba mais sobre a padronização de placas de carro em 2016

Saiba mais sobre a padronização de placas de carro em 2016

Por: Gabriela Rabinovici

A partir de 1º de janeiro de 2016, todos os veículos brasileiros 0km serão emplacados com a “Placa Mercosul” que conta com fundo branco, sete caracteres (quatro letras e três números), margem azul superior, emblema do Mercosul à esquerda, nome do país ao centro, bandeira nacional à direita, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul gravadas na película refletiva.

Além disso, a categoria dos veículos poderá ser identificada através da cor dos caracteres: preta (particulares), vermelha (comerciais ou de aprendizagem), azul (oficiais), verde (de teste), dourados (diplomáticos) e prateados (de coleção).

A medida foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de proporcionar mais segurança, dificultando a clonagem de placas, roubos de carga e facilitar a integração de bancos de dados com a Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai, países que já contam com o sistema de placas padronizadas.

É importante saber que quem já possui carro emplacado não será obrigado a trocar, a não ser que o motorista solicite a troca de município. A mudança vai ocorrer ao longo dos anos, de forma gradativa.

O processo e o valor do emplacamento vão continuar o mesmo: R$ 181,37.

Saiba mais:

Conheça os benefícios da direção segura:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-beneficios-da-direcao-segura/

Saiba como evitar roubos e furtos de carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-como-evitar-roubos-e-furtos-de-carro/

]]>

Carlos

Open chat