21 2461-0300

Saiba mais sobre a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS

Saiba mais sobre a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS

Por: Gabriela Rabinovici

Há alguns anos, os airbags e freios ABS eram restritos a carros mais caros e não eram muito valorizados na hora da revenda, mas agora a situação mudou. Os dois itens de segurança tornaram-se populares no Brasil e já são obrigatórios desde janeiro de 2014 nos automóveis produzidos no país.

Os veículos agora saem de fábrica com airbag duplo frontal (um para o motorista e outro para o carona), sendo muito eficientes na hora de amenizar as consequências de um acidente e, reduzindo em cerca de 30%, o risco de morte.

Os freios ABS (“Sistema de Freio Antitravamento”) evitam o travamento das rodas quando há frenagem mais brusca, permitindo que o motorista continue no controle do carro em pista seca ou molhada, parando na menor distância possível.

É importante saber que, fora esses itens de segurança, é preciso ser consciente no trânsito e praticar a direção defensiva, para assim, reduzir a possibilidade de colisões. Além disso, há algumas informações sobre os equipamentos que merecem atenção:

– Com o sistema ABS pode-se frear na curva sem risco de travar a roda;

– Assim como nos carros sem ABS, deve-se realizar a manutenção de todo o sistema de freios, incluindo pastilhas, disco e troca de fluido a cada dois anos;

– É normal que o pedal do freio vibre quando os freios ABS são acionados. Mesmo assim, deve-se manter o pedal pressionado;

– O uso do airbag não elimina o uso do cinto de segurança;

– Se o airbag for disparado, novas bolsas poderão ser instaladas;

– Ao ser disparado o airbag frontal será preciso repor cintos de segurança com pré-tensionadores, partes do painel e do volante.

Na Widmen, você realiza a instalação e manutenção dos freios ABS do seu carro.

Fique por dentro:

Dicas sobre o uso do cinto de segurança:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-sobre-o-uso-do-cinto-de-seguranca/

Dicas para evitar acidentes no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-evitar-acidentes-no-transito/

]]>

Carlos

Open chat