21 2461-0300

Saiba mais sobre a Internet das Coisas no mercado automotivo

Saiba mais sobre a Internet das Coisas no mercado automotivo

Por: Gabriela Rabinovici

A evolução tecnológica tem criado novas necessidades e padrões de comportamento nos consumidores. Hoje, quase todos estão conectados e, no mundo automotivo, isso é primordial para a geração de jovens.

A Internet das Coisas, conceito que diz que nossos bens (nossas coisas) estão cada vez mais conectados, permite que os dispositivos comuniquem entre si e funcionem em rede, conectando o mundo digital ao mundo físico. Atualmente, os automóveis já se comunicam com os smartphones, mas a conectividade plena ainda é requisitada e certamente surgirá em um futuro próximo.

Já existem diversos carros conceituais que oferecem leitura de e-mails para o motorista, indicação de trajetos mais curtos, informações sobre o trânsito, bares e comércios da redondeza, reconhecimento de músicas através do rádio, conexão com dispositivos de dentro de casa, entre outras funcionalidades.

A fabricante alemã BMW é quem lidera as estratégias para colocar em prática a Internet das Coisas. A empresa já implementou o chamado “My BMW” para ajudar os proprietários a encontrar seu veículo no estacionamento, além de um carro elétrico com requisitos via aplicativo no dispositivo móvel para conectá-lo à internet. As funções incluem armazenamento de dados do perfil do condutor, locais próximos para realizar a recarga do veículo elétrico e qual o tempo total consumido na direção até que a bateria acabe.

A Ford também criou o sistema multimídia SYNC capaz de conectar o veículo e a casa do motorista através do comando de voz. A tendência é que outras marcas pensem e coloquem em prática soluções inteligentes formadas por nuvem, sensores, análises em tempo real, criando uma rede de comunicação entre o veículo, a estrada, o ambiente e outros usuários para aumentar ainda mais o conforto e a segurança de todos.

Fique por dentro: 

Montadoras investirão R$ 36 bilhões no Brasil:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/montadoras-investirao-r-36-bilhoes-no-brasil/

Saiba mais sobre o sistema de cloud computing para carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-o-sistema-de-cloud-computing-para-carros/

]]>

Carlos

Open chat