21 2461-0300

Saiba mais sobre a estrutura de um pneu

Saiba mais sobre a estrutura de um pneu

Por: Gabriela Rabinovici

Um pneu não é constituído apenas de borracha, ele também é composto por outros materiais que conferem forma e resistência ao item, ajudando a dar aderência, resistência e flexibilidade, além de conforto e segurança para os ocupantes do veículo.

Confira as características e funções de cada parte:

Carcaça:

Parte resistente do pneu, constituída por lona(s) de poliéster, nylon ou aço. Retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Nos pneus radiais, as cinturas completam sua resistência.

Talões:

São constituídos internamente por arames de aço de grande resistência e tem como finalidade, manter o pneu acoplado ao aro da roda.

Banda de rodagem:

É a parte que fica em contato com o solo e possui sulcos, ranhuras e barras. Ela é formada por um composto especial de borracha que oferece grande resistência ao desgaste. Seus desenhos constituídos por parte cheias (biscoitos) e vazias (sulcos) oferecem desempenho e segurança ao veículo.

Cintas (lonas):

Consiste em feixes de cintas colados sobrepostos que garantem maior área de contato e menor pressão sobre o solo, além de ajudar a evitar perfurações.

Flancos:

Conhecido também como paredes laterais, eles protegem a carcaça de lonas. São dotados de uma mistura especial de borracha com alto grau de flexibilidade que contribui com a suspensão do veículo.

Estanque:

Substitui a câmera de ar nos pneus radiais.

Ombros:

Consiste nas extremidades da banda de rodagem e são responsáveis por dar estabilidade ao veículo e apoio nas curvas e manobras.

A Widmen oferece uma gama de pneus Pirelli com alta resistência e durabilidade para o seu veículo. Vá até uma de nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Fique por dentro:

Tração do pneu: como funciona?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tracao-do-pneu-como-funciona/

Como funciona o sistema de dupla embreagem?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-funciona-o-sistema-de-dupla-embreagem/

Carlos

Open chat