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Saiba como funciona o controle eletrônico de estabilidade

Saiba como funciona o controle eletrônico de estabilidade

Por: Gabriela Rabinovici

O controle de estabilidade, conhecido também pelas siglas ESP ou ESC, trata-se de um comando eletrônico de auxílio ativo à segurança que ajuda o condutor a manter a trajetória do carro em situações extremas, como desvios bruscos, pistas escorregadias e curvas muito rápidas.

Se o dispositivo detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o carro está indo, entra em ação. Depois do cinto de segurança, ele é considerado a maior inovação em segurança automotiva, pois ajuda a evitar acidentes e age antes mesmo dos airbags serem ativados.

Sua eficácia na prevenção de acidentes fatais pode chegar a até 43% e segundo um levantamento realizado em 2006 pela NHTSA, órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano, 83% dos capotamentos de SUVs foram evitados pelo dispositivo.

O item é obrigatório na Europa e pode ser exigido em breve no Brasil também. Por aqui, o carro mais barato com controle de estabilidade é o Ford Ka hatch na versão 1.0 SEL, no entanto, o item geralmente está presente em alguns carros na faixa dos R$ 70 mil, como o utilitário Jeep Renegade, que oferece o ESC como item de série desde a versão de entrada. Já o Honda Civic, que é o sedã médio mais vendido do país, só oferece o controle eletrônico a partir de sua versão intermediária.

Para saber se o seu veículo possui o controle de estabilidade consulte o manual ou a ficha técnica do modelo, em que o item costuma ser representado como ESC, mas ele pode ter outros nomes: VSA (Vehicle Stability Assist), ESP (Electronic Stability Program), AdvanceTrac, Dynamic Stability Control (DSC), Dynamic Stability and Traction Control (DSTC), Vehicle Dynamic Control (VDC), Vehicle Stability Control (VSC), Vehicle Skid Control (VSC), Vehicle Stability Enhancement (VSE), StabiliTrak e Porsche Stability Management (PSM).

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Carlos

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