21 2461-0300

Saiba como conservar os carros a diesel

Saiba como conservar os carros a diesel

Por: Gabriela Rabinovici

Carros movidos a diesel não são muito populares no Brasil. Apenas caminhões, ônibus, picapes com carga superior a 1.000 kg, utilitários com tração 4×4 e reduzida (picapes médias, SUVs e crossovers) podem utilizar o combustível, já que no país, o uso está proibido em carros de passeio desde 1976.

O diesel é mais indicado para motoristas que não costumam trocar de carro todo ano, viajam frequentemente, percorrem longas distâncias e exigem torque, durabilidade e robustez. O valor do veículo a diesel é maior do que um carro à gasolina, assim como o seguro, pois o motor é mais resistente e mais atrativo para assaltantes.

Para garantir maior economia de combustível e maior desempenho dos carros a diesel é preciso estar com a manutenção em dia.

Siga essas dicas:

Limpeza:

A limpeza regular do motor a diesel permite a remoção de depósitos de carbono e de sujeiras comuns que afetam a sua eficácia.

Pneus e freios:

O excesso de velocidade, além de aumentar o consumo de combustível, desgasta rapidamente os pneus e reduz a vida útil do sistema de freios. A calibragem deve ser feita periodicamente.

Conta-giros:

Fique de olho no painel de instrumentos do carro. Através dele é possível saber se o consumo e a aceleração estão corretos.

Marcha lenta:

Não utilize com frequência a marcha lenta, pois ela é responsável pelo aumento da poluição, pelo alto consumo de combustível e desgaste do motor.

Carga:

O excesso de carga no veículo prejudica a estrutura, aumenta o consumo de combustível e coloca em risco a vida dos ocupantes.

Óleo diesel:

A troca e o descarte devem ser feitos de forma correta para evitar prejuízos ao motor e ao meio ambiente. Utilize sempre produtos de qualidade.

Lacre da bomba:

Não rompa o lacre da bomba, isso causa danos no motor, eleva o consumo de combustível e a emissão de fumaça preta.

Todos os itens citados devem ser revisados por uma oficina mecânica geral como a Widmen que possui soluções específicas para carros movidos a diesel.

Fique por dentro:

Como tirar o máximo proveito do seu carro esportivo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-tirar-o-maximo-proveito-do-seu-carro-esportivo/

Os perigos de abastecer o carro com combustível adulterado:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-perigos-de-abastecer-o-carro-com-combustivel-adulterado/

]]>

Carlos

Open chat