21 2461-0300

Saiba a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletrohidráulica

Saiba a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletrohidráulica

Por: Gabriela Rabinovici

Na hora de comprar um carro, o tipo de direção é um fator decisivo. As direções hidráulica, elétrica e eletrohidráulica estão ganhando espaço no mercado automotivo, deixando para trás, a direção manual, sistema totalmente mecânico, que exige maior esforço do motorista na hora das manobras.

Conheça as principais características dos três tipos de direção:

Hidráulica:

Nos veículos leves, esse sistema é constituído por caixa de direção tipo pinhão e cremalheira e contém reservatório de óleo, bomba hidráulica e tubulações de baixa e alta pressão. Esses componentes são importantes para auxiliar no movimento de rotação do volante, deixando a direção mais leve. Para garantir o bom funcionamento do sistema é preciso trocar o óleo a cada 50 mil quilômetros, pois se estiver acima ou abaixo do nível, a direção ficará pesada. Faça a manutenção periodicamente.

Elétrica:

Esse prático sistema é independente do motor e não há mangueiras, bomba hidráulica e fluido. Nele, existe um motor elétrico que auxilia os braços da direção a ficarem mais leves e um sensor que analisa os movimentos de direção do condutor e controla eletronicamente o motor elétrico, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista. É preciso estar atento à possibilidade de pane elétrica, que deixará a direção mais pesada.

Eletrohidráulica:

Esse sistema é parecido com a direção hidráulica. Ele possui a bomba hidráulica, no entanto, é movido por um motor elétrico controlado por uma central eletrônica, diferente do sistema hidráulico convencional onde a bomba é acionada pelo próprio motor do veículo. Sendo assim, a direção fica mais leve graças ao óleo trocado pela bomba e não há perda de potência do veículo. É necessário verificar o nível de óleo e trocar o fluido no prazo recomendado pelo fabricante.

A Widmen realiza a manutenção periódica de todos os tipos de direção. Venha até uma das cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Saiba mais:

Entenda a função do acelerador eletrônico:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-a-funcao-do-acelerador-eletronico/

Saiba como funciona o motor de partida do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-como-funciona-o-motor-de-partida-do-carro/

Carlos

Open chat