21 2461-0300

Rodas de liga leve podem ser reparadas?

Rodas de liga leve podem ser reparadas?

Por: Gabriela Rabinovici

Rodas são itens que chamam bastante atenção em um carro, seja pelas cores, desenhos originais ou pelos diversos tamanhos de aros. Há dois tipos principais de rodas: de aço e de liga leve.

As rodas de liga leve são feitas com uma mistura fundida de alumínio e silício, sendo consideradas mais bonitas, mais caras e, em média, 15% mais leves. No entanto, elas são mais frágeis quanto a danos, por isso, é preciso atenção especial e a avaliação de um bom profissional para ver as proporções do impacto.

O reparo só é aconselhável quando o dano é superficial, como a famosa “raspadinha” no meio fio. A parte arranhada é lixada, pintada e envernizada. Mas se ela quebrou e necessita de solda, não se deve recuperar, isso porque há a possibilidade de ter ficado alguma trinca ou porosidade interna e só é possível observá-los utilizando aparelhos tecnológicos do tipo ultrassom, presentes em fábricas de rodas e dificilmente em uma oficina de reparação.

O risco de soldar uma roda de liga leve é grande, pois ela pode não resistir quando submetida a um esforço severo provocando o rompimento e um possível acidente. O custo do conserto é baixo comparado ao preço de uma roda nova e o serviço é realizado em poucos dias. Depois do conserto, vale realizar o balanceamento do conjunto de rodas.

Para garantir maior segurança e evitar prejuízo, dirija sempre com cautela. Ao estacionar, procure colocar o carro a 30 cm do canto da calçada, dessa forma, evita-se a temida arranhada. Lembre-se que um jogo completo de rodas de liga leve pode custar até R$ 5 mil.

Atenção!

Ao trocar as rodas do carro é importante respeitar as medidas e especificações indicadas pela montadora, do contrário, o veículo pode apresentar alguns problemas na suspensão e desgaste prematuro dos pneus.

Retífica de rodas:

Ao adquirir novas rodas opte sempre pela qualidade e caso as rodas do seu carro necessitem de reparo, vá até uma mecânica especializada de confiança como a Widmen! Aqui temos especialistas certificados para avaliar e fazer o devido conserto com excelência.

Saiba mais:

É recomendado instalar rodas maiores apenas no eixo traseiro?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/e-recomendado-instalar-rodas-maiores-apenas-no-eixo-traseiro/

Saiba mais sobre os pneus de uso misto:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-os-pneus-de-uso-misto/

Gabriela Rabinovici

Open chat