21 2461-0300

Revisão pós-viagem: atenção aos principais itens que precisam ser verificados no seu carro

Revisão pós-viagem: atenção aos principais itens que precisam ser verificados no seu carro

Se você viajou com seu carro neste feriadão de Carnaval, lembre-se que é muito importante deixá-lo em ordem para a rotina de uso.

Se a sua viagem foi rápida, basta uma boa lavagem e uma inspeção na bateria e no sistema de injeção eletrônica. Mas se você ficou mais de 15 dias fora, usando o automóvel em piso com asfalto ruim (com areia e terra), além de expô-lo constantemente ao sol é recomendado fazer uma revisão mais minuciosa.

Mesmo com a correria pós-férias, não se esqueça deste cuidado especial, assim você garante a sua segurança e de sua família, amplia a vida útil das peças do automóvel e evita problemas maiores no futuro.

Procure uma mecânica especializada e realize os seguintes procedimentos:

Limpeza:

A poeira das estradas de asfalto e das estradas de terra geram o acúmulo de sujeira nas rodas e pneus e se não forem bem limpos, podem afetar as pastilhas de freio, por isso, lave e seque todo o local adequadamente, certificando-se de usar produtos de limpeza para pneus sem elementos químicos que possam comprometer a borracha.

Alinhamento e balanceamento:

Enquanto o alinhamento ajuda a regular a suspensão, o balanceamento regula o conjunto roda-pneu. Os procedimentos evitam o desgaste irregular dos pneus e garantem a eficiência de rolamento, economizando combustível. São importantes, principalmente, se o veículo sofreu algum tipo de impacto.

Pneus e calibragem:

Após uma longa viagem, os pneus podem perder a pressão, sendo assim, não deixe de realizar a calibragem na volta. Lembre-se que pneus murchos furam com facilidade e desgastam-se 50% mais que um pneu calibrado. Lembre-se que a troca é recomendada quando a altura da banda de rodagem chega a 1,6 mm, mas com 2 mm já fica comprometida a aderência e aumenta o risco de aquaplanagem.

Faróis:

Alguns veículos contam com regulagem automática, mas outros não. Portanto, se o motorista não regulou os faróis antes da viagem para um maior peso, pode ter ocorrido a desregulagem, influenciando na altura do facho de luz. Leve o carro a uma mecânica de confiança para que o ajuste adequado seja feito.

Fluidos e componentes:

Lubrifique as porcas dos pneus. Isso facilita a troca e evita a ferrugem. Aproveite também para inspecionar todos os componentes do veículo, como velas, cabos e bobinas, pois ao remediar pequenos danos logo no início, você evita maiores problemas mais tarde.

Freios:

Verifique os discos, pastilhas, tambores e fluido. Caso haja vazamentos é sinal de algum defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo peça para ser verificado, porque não se deve completar.

Bateria:

O calor excessivo acelera a degradação da bateria, sendo assim, é fundamental testá-la.

Evite dor de cabeça e garanta mais segurança antes, durante e depois da sua viagem, seja ela curta ou longa. Vá até uma das unidades da Widmen e faça a revisão completa de seu automóvel.

Leia mais:

A importância da manutenção do veículo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-da-manutencao-do-veiculo/

Pneus murchando? Conheça as principais causas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pneus-murchando-conheca-as-principais-causas/

Gabriela Rabinovici

Open chat