21 2461-0300

Resistência ao rolamento do pneu: como funciona?

Resistência ao rolamento do pneu: como funciona?

Por: Gabriela Rabinovici

Pneus são constituídos de borracha e outros materiais que conferem forma e ajudam a dar aderência, resistência e flexibilidade ao item, além de conforto e segurança para os ocupantes do veículo.

A resistência ao rolamento é a força que o pneu opõe ao deslocamento do carro e grande parte dessa resistência (até 95%) está relacionada ao desenho da banda de rodagem e aos materiais empregados, sobretudo, pelas deformações no item causadas pelas irregularidades do solo.

A resistência resulta em perdas energéticas, influenciando de forma significativa no consumo de combustível e, consequentemente, em maiores emissões de gases poluentes.

Ela consta como um dos critérios do programa de etiquetagem de pneus e quanto menor for, mais eficiente é a performance do veículo. A graduação de resistência ao rolamento vai de “A” até “G”, sendo “A” o mais eficiente e “G”, o menos eficiente na classe de consumo de combustível.

Utilizar pneus com baixa resistência ao rolamento significa utilizar pneus que demandam menos energia, aquecem menos e fluem melhor na pista. Pneus verdes, geralmente, possuem essas características, pois são fabricados com materiais derivados do petróleo e sílica, proveniente da areia, que minimizam a temperatura, provocam menor desgaste e exigem menos do motor. A economia pode variar de 1 a 4% e, embora pareça pouco, faz grande diferença ao final da vida útil do pneu.

O Inmetro garante a autenticidade dos pneus ecológicos através do selo de garantia, por isso, é importante ficar atento na hora da compra.

Lembre-se de que alguns cuidados com os pneus e a manutenção periódica também ajudam a diminuir a resistência ao rolamento, reduzindo assim, o consumo de combustível e o impacto no meio ambiente. Opte pela Widmen, a mecânica especializada do Rio de Janeiro e Niterói.

Fique por dentro:

Como a sílica contribui para a eficiência dos pneus verdes?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-a-silica-contribui-para-a-eficiencia-dos-pneus-verdes/

Dicas para a manutenção dos pneus do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-a-manutencao-dos-pneus-do-carro/

Carlos

Open chat