21 2461-0300

Relembre as clássicas rodas de arame

Relembre as clássicas rodas de arame

Por: Gabriela Rabinovici

Rodas são itens básicos em um carro, porém, sempre tiveram grande apelo estético. Entre diversos modelos fabricados, um ainda é um ícone, principalmente, para os apaixonados por tuning.

As famosas wire wheels ou rodas de arame foram inventadas em 1808 por George Cayley para serem utilizadas em aeronaves e, em 1886, foram utilizadas no primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen feito por Karl Benz. No carro, as rodas finas com raios de aço, se assemelhavam às rodas de bicicleta e continham pneus de borracha sólida.

É importante citar que, embora Cayley tenha inventado as wire wheels, foi Theodore Jones que as patenteou em 1826. O modelo também foi utilizado em motos e bicicletas.

Em 1907, a Rudge-Whitworth patentou suas próprias rodas raiadas, com uma fileira dupla de raios cruzados, sendo de fácil remoção, que foram a norma até a década de 1920, quando surgiram as rodas de aço estampado, mais baratas e resistentes.

Fortes o suficiente para suportar o peso de um veículo, este tipo de roda raiada de cubo rápido tornou-se comum em carros de luxo, esportivos e de competição. Elas foram utilizadas até os anos 1960, quando as rodas de liga leve começaram a se popularizar por sua maior durabilidade e por diminuir o peso total do veículo em até cinco quilos, comparando com as rodas de aço.

Atualmente, é possível encontrar as wire wheels. Elas são fabricadas especialmente para clássicos vintage, com materiais mais resistentes e ferramentas mais modernas para instalar e desinstalar a peça.

Ao adquirir novas rodas opte não só pela estética, mas também pela qualidade. Na Widmen, você encontra as melhores rodas automotivas do mercado.

Fique por dentro:

Conheça as vantagens das rodas de liga leve:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-vantagens-das-rodas-de-liga-leve/

Dicas ao trocas as rodas do carro por rodas esportivas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-ao-trocar-as-rodas-do-carro-por-rodas-esportivas/

Carlos

Open chat