21 2461-0300

Recomendações para grávidas na hora de dirigir

Recomendações para grávidas na hora de dirigir

Por: Gabriela Rabinovici

Gestantes podem dirigir? Esta é uma dúvida muito comum das futuras mamães, afinal, garantir a segurança e o bem-estar do bebê é fundamental.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não estabelece uma regra sobre até quando as gestantes podem conduzir um automóvel. Até 1997, o antigo Código Nacional de Trânsito estipulava o limite da permissividade aos cinco meses de gestação, mas atualmente não há qualquer restrição.

No entanto, alguns especialistas afirmam que o ideal é dirigir até meados de sete a oito meses, após esse período, os riscos crescem consideravelmente devido ao grande aumento do volume uterino.

Listamos algumas dicas para você enfrentar o trânsito de forma segura, sem prejudicar a gestação:

– Cinto de segurança:

A faixa diagonal deve ficar posicionada entre os seios, passando pela lateral da barriga e a faixa abdominal deve ser colocada bem abaixo do ventre. Caso a gestante esteja no banco traseiro do automóvel, deve utilizar o assento que tenha cinto de segurança de três pontos.

– Conforto:

Para melhorar a tensão da região lombar, a gestante pode posicionar uma pequena almofada na região.

– Volante:

O volante deve ficar distante do abdome. Essa distância diminui os riscos de trauma em caso de frenagem ou colisão. Essa regra vale também para carros com airbag. A força da explosão do dispositivo pode ser fatal. O encosto deve ser ajustado formando um ângulo máximo de 110°.

– Aceleração e frenagem:

A aceleração e a frenagem resultam em um movimento, que projeta o bebê para frente e para trás. Esse movimento constante pode provocar o “estresse fetal” e prejudicar o bebê e a mamãe.

– Enjoo e queda de pressão:

Vale a pena ficar atenta em relação a esses sintomas e deixar de dirigir caso já tenham ocorrido.

–  Evite longos trajetos:

Opte por caminhos curtos e dirija o mínimo possível.

– Após a gravidez:

É recomendado voltar a dirigir depois de 40 dias caso a mulher tenha passado por uma cesariana. Se o parto for normal, obstetras afirmam que pode voltar ao volante 15 ou 20 dias depois.

Lembre-se que durante a gravidez é muito importante consultar um médico e seguir as recomendações de segurança antes de assumir a direção.

Saiba mais:

Dica de Dia dos Pais: uso de cadeirinha e bebê conforto no carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dica-de-dia-dos-pais-uso-de-cadeirinha-e-bebe-conforto-no-carro/

Dicas sobre o uso do cinto de segurança:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-sobre-o-uso-do-cinto-de-seguranca/

Carlos

Open chat