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Quando um defeitinho vira um grande prejuízo

Quando um defeitinho vira um grande prejuízo

Manutenção regular e atenção aos pequenos detalhes podem ajudar o proprietário a economizar. A Widmen explica alguns itens essenciais para que você fique atento.   Pastilhas de freio Os freios são elementos essenciais na sua segurança. O preço médio de um jogo de pastilhas para carros populares, com a instalação, é de 150 reais. Para os importados, a média é de 500 reais. Rodar com problemas no freio pode trazer diversas consequências, entre elas uma colisão traseira. Nestes casos os prejuízos ultrapassariam 3 mil reais. Correia dentada Quando a correia se rompe, a movimentação das válvulas fica desordenada e elas podem se chocar com os pistões. Quando isso acontece o carro não anda e o conserto consiste numa retífica do cabeçote que não sairá por menos de mil reais. Agora se o motor for multi-válvulas, o custo sobe para mais que 3 mil reais. Para evitar que isso ocorra, basta trocar a correia a cada 50.000 km (quilometragem indicada pela maioria das montadoras)  o serviço completo em um carro popular custa em torno de 400 reais. Lâmpadas Poucas pessoas pensam em trocar as lâmpadas do farol queimadas, até receberem uma multa e mais 4 pontos na carteira. Ao invés disso, a instalação de uma lâmpada nova para o farol teria custado, em média, apenas 100 reais. Gasolina A constante falta de gasolina pode queimar a bomba de combustível além de se tratar de infração gravíssima, com multa e mais 7 pontos na carteira. Palhetas ressecadas Palhetas ressecadas riscam o vidro comprometendo a visibilidade. Quando isso acontece, a única solução é trocar o vidro. Confira sempre o estado da borracha do limpador de para-brisa a fim de evitar um prejuízo maior. Pneus ruins Ninguém duvida que rodar com pneus carecas é perigoso. Acontece que, por conta dos custos, e na esperança de economizar, alguns proprietários acabam adquirindo pneus remoldados ou trocam a ordem dos pneus (os piores atrás e o melhores na frente). Cuidado! O barato pode sair caro, principalmente quando o jogo todo está comprometido aumentando os riscos de colisões. Óleo Óleo muito velho (mais de 1 ano no motor) ou muito abaixo do nível máximo da vareta, perde suas funções e não lubrifica, limpa ou protege. Verifique o nível do óleo com frequência e faça a troca dentro do prazo recomendado pela montadora. A falta de óleo pode fundir o motor e os gastos passariam de 5000 reais. Outra dica é intercalar a troca do filtro de óleo com o lubrificante. Água Verifique o nível da água pelo menos uma vez ao mês. A falta de água é uma das principais causas de motores fundidos. Sem água e fluídos, a junta do cabeçote queima e se o carro continuar rodando, o motor funde. Coloque sempre água e fluído. Não faça sozinho Muitas vezes parece fácil trocar uma peça ou executar algum reparo em seu veículo. Porém, um reparo mal executado pode implicar em defeitos maiores, aumentando seus custos com reparos, posteriormente. Procure sempre uma loja especializada e de confiança para cuidar do seu veículo.]]>

Carlos

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