21 2461-0300

Quando trocar o óleo do carro?

troca de oleo

Quando trocar o óleo do carro?

Por: Gabriela Rabinovici

O óleo é responsável por lubrificar as peças do veículo, aumentando a vida útil do motor. Ele também limpa e refrigera os itens, garantindo o bom funcionamento do carro como um todo.

Revisar o óleo do carro previne uma série de problemas e pode melhorar o desempenho, otimizar o consumo de combustível e diminuir o desgaste das peças do motor.

Mas qual é o momento certo para fazer a substituição? Além de atentar ao prazo de troca do fabricante, é precisar observar os sinais que o veículo dá. Veja os principais:

Painel:

Geralmente, quando a luz do painel acende, significa falta de lubrificação no motor, provocada pelo baixo nível de óleo. Leve imediatamente o carro para uma oficina especializada para que os profissionais possam avaliar e completar com o óleo recomendado pelo fabricante, se for o caso.

Óleo vencido:

Óleo preto não é sinônimo de velho. Significa que está lubrificando corretamente, evitando que as impurezas que ultrapassaram o filtro de óleo não sejam depositadas no motor. Entretanto, o óleo vence e, se não for trocado no tempo certo, pode causar danos em peças importantes do sistema.

Problemas no motor:

Com o óleo vencido ou abaixo do nível mínimo, o motor dará sinais, como trepidações e consumo excessivo de combustível. Nos piores casos, o motor pode até fundir.

Dicas:

– Lembre-se de verificar o nível de óleo, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. A checagem deve ser feita em local plano com o motor do carro frio, cerca de 10 minutos depois de desligar.

– Nunca coloque mais óleo no reservatório do que o indicado, pois pode ocorrer aumento da pressão interna e vazamentos.

– Troque o filtro do óleo quando necessário. Muitas montadoras indicam a troca do filtro sempre junto com a do óleo.

A oficina mecânica especializada Widmen é a mais indicada para realizar a troca ou completar o nível do óleo do seu carro. Vá até uma das nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Leia mais:

Saiba mais sobre os diferentes tipos de troca de óleo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-os-diferentes-tipos-de-troca-de-oleo/

A importância do aditivo para radiador:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-do-aditivo-para-radiador/

Carlos

Open chat