21 2461-0300

Quando realizar a cambagem dos pneus?

Quando realizar a cambagem dos pneus?

Por: Gabriela Rabinovici

Manter a correta geometria do veículo é essencial para garantir mais segurança e uma boa dirigibilidade. Para que o peso do carro esteja distribuído corretamente sobre a banda de rodagem é preciso que o câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda, esteja bem ajustado.

As alterações no ângulo podem acontecer quando costuma-se trafegar por vias esburacadas, quando há colisão com um obstáculo ou quando são feitas mudanças na suspensão, mas não é só neste momento que é necessário realizar a cambagem.

O procedimento é indicado após a troca dos pneus ou quando eles apresentam desgaste irregular, quando há vibração no volante, o veículo está puxando para algum lado ou caso o motorista esteja com dificuldade para manter a trajetória e também há cada 10 mil quilômetros ou como indicado no manual do fabricante.

O profissional especializado deverá analisar o manual de reparação de cada modelo, pois muitos automóveis necessitam de ferramentas especiais e procedimentos específicos como aplicação de carga sobre a suspensão. O custo da correção sempre dependerá do tipo, linha e tamanho do carro.

Atenção!

– Dirija com cautela! Pequenos impactos podem causar grandes estragos. Cuidado com o choque do pneu com calçadas, assim como buracos na pista. Dirigir bruscamente fazendo curvas e manobras forçadas sobrecarrega a suspensão e a direção, desalinhando os pneus.

– Lembre-se que quando as rodas estão desalinhadas, há o desgaste anormal dos pneus e isto propicia um maior consumo de combustível, além de instabilidade, aumentando o risco de acidentes.

Dicas:

– Uma análise rápida pode indicar se o seu carro precisa de ajustes. Olhe de frente para o seu veículo: as rodas devem estar o mais próximas possível de 90º, ou seja, em ângulo reto.

– É recomendado efetuar a cambagem junto com o alinhamento e balanceamento, assim seu carro sai da revisão perfeitamente regulado, com o devido conforto e desempenho.

Problemas com a geometria do seu carro? A oficina mecânica especializada Widmen possui profissionais certificados para realizar manutenções periódicas com excelência.

Fique por dentro:

Conheça os hábitos que desgastam seu carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-habitos-que-desgastam-o-seu-carro/

Qual é a diferença entre balanceamento e alinhamento?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/qual-e-a-diferenca-entre-balanceamento-e-alinhamento/

Gabriela Rabinovici

Open chat