21 2461-0300

Qual é o aro ideal para seu carro?

Qual é o aro ideal para seu carro?

Por: Gabriela Rabinovici

Ao adquirir um carro é comum que o motorista queira substituir alguns componentes. A roda é um dos itens preferidos de mudança, pelas cores, desenhos diferenciados e aros maiores que os originais, no entanto, é preciso alguns cuidados na hora da escolha.

De acordo com o artigo 8 da resolução 292 do Denatran, o tamanho total do conjunto roda/pneu não pode ser alterado, sendo assim, o aumento de diâmetro do aro, implica em diminuir o perfil (altura) do pneu, pois dessa forma, as proporções são mantidas.

Enquanto a maioria dos automóveis possuem aro convencional, entre 12 e 16 polegadas, ideais para utilização em vias urbanas, os carros esportivos saem de fábrica com o aro maior, com média de 18 polegadas para cima, garantindo a esse tipo de veículo, mais estabilidade em curvas quando estão em alta velocidade.

Antes de realizar a troca é preciso consultar um profissional especializado para avaliar a especificação e estrutura do carro, pois o conjunto não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas dianteiros e traseiros do veículo. A partir daí é feita a escolha do aro mais apropriado, seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e então, a substituição.

É importante saber que alterar as características do carro consta como infração grave, com multa no valor de R$ 127,69. Pequenas variações podem causar instabilidade na direção, desgaste precoce dos pneus e aumentar o risco de acidentes.

Na Widmen você encontra rodas nacionais e importadas de qualidade e profissionais especializados para informar qual é o tipo de aro mais adequado para o seu automóvel.

Saiba mais:

Entenda as informações presentes nas rodas do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-as-informacoes-presentes-nas-rodas-do-carro/

Conheça as vantagens das rodas de liga leve:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-vantagens-das-rodas-de-liga-leve/

Carlos

Open chat