21 2461-0300

Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel até 2030

Projeto de lei quer proibir carros a gasolina ou diesel até 2030

Por: Gabriela Rabinovici

Diversos países já definiram datas para banir automóveis com motor a combustão das linhas de produção e das ruas de seus principais centros urbanos, e se depender do projeto de lei do senado (PLS) 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), os carros a gasolina, diesel e GNV no Brasil também estarão com os dias contados.

A partir de 2030 seria proibida a comercialização de automóveis movidos a combustíveis fósseis. Dez anos depois, em 2040, toda a frota circulante, à exceção de veículos de coleção, oficiais ou diplomáticos, deverão usar etanol, biodiesel ou eletricidade como combustível.

Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão. Ele acredita que a lei seja aprovada até o final de 2018.

De acordo com o senador, daqui a cerca de 20 anos, o etanol não será mais usado porque as tecnologias no mundo todo estão focando nos elétricos. “Não acredito que esse combustível irá seguir em desenvolvimento apenas no Brasil”, avaliou.

Vale lembrar que na Europa, um em cada dois carros novos vendidos era movido a diesel, mas a busca por modelos menos poluentes fez com que veículos novos movidos a diesel caísse 15% em abril de 2017 em comparação com o mesmo mês de 2016.

O Reino Unido e a França, por exemplo, querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040; a Índia, a partir de 2030 e a Noruega, já em 2025. Há, inclusive, montadoras que já anunciaram planos para fabricar exclusivamente veículos elétricos a partir de 2019. Já a China, maior mercado automotivo mundial, causou surpresa recentemente ao anunciar que se prepara para proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis. O calendário ainda será definido.

Fique por dentro:

Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2017:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-10-carros-mais-economicos-do-brasil-em-2017/

Entenda como funcionam os pneus ecológicos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-como-funciona-os-pneus-ecologicos/

Carlos

Open chat