21 2461-0300

Projeto de carro elétrico brasileiro recebe financiamento

Projeto de carro elétrico brasileiro recebe financiamento

Por: Gabriela Rabinovici

Finalmente, o carro elétrico brasileiro sairá do papel. Chamado de PodCycle, o veículo pesará 650 quilos, terá 2,6 metros de comprimento, contará com motor elétrico de 50 kW, o equivalente a 68 cavalos de potência e autonomia de 100 km/h, mediante a carga completa de sua bateria de lítio de 96V.

A iniciativa para realizar o projeto foi de um grupo de 19 pessoas de diferentes áreas que implementaram uma campanha de crowdfunding pela internet e conseguiram arrecadar de 345 pessoas, R$ 75 mil. O valor será essencial para finalizar o protótipo que está sendo desenvolvido em Florianópolis e que possui custo total de R$ 95 mil.

O objetivo do PodCycle é oferecer mobilidade, permitindo diferentes usos e situações. O grupo tem o intuito de montar uma fábrica dos componentes principais para depois repassar para outras empresas, assim elas poderão finalizar a produção dos veículos.

O carro elétrico não estará à venda. Ele poderá ser alugado por um período curto e ser compartilhado para atender as necessidades de outros usuários, como já acontece nos Estados Unidos.

Os últimos testes do veículo serão feitos em maio de 2016 e a produção está prevista para iniciar em 2017. O carro elétrico atenderá às exigências da legislação e contará com airbags, freios ABS e normas de testes de colisão.

Leia mais:

Saiba mais sobre a obrigatoriedade dos airbags e freios ABS:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-a-obrigatoriedade-dos-airbags-e-freios-abs/#more-742

Saiba tudo sobre carros híbridos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-tudo-sobre-carros-hibridos/

]]>

Carlos

Open chat