21 2461-0300

Postura correta na direção evita desgaste físico e aumenta a segurança

Postura correta na direção evita desgaste físico e aumenta a segurança

Por: Gabriela Rabinovici

Um detalhe muitas vezes ignorado é a postura correta na direção. Além de ser uma questão de saúde e bem-estar, evitar os vícios posturais, permite ao motorista reagir mais rápido a qualquer imprevisto no trânsito.

Posicionar costas, pernas e braços corretamente é fundamental, principalmente, para quem passa longos períodos dirigindo.

Confira as dicas e garanta mais conforto ao volante:

– Assento

Faça o ajuste adequado, evitando deixar o assento muito alto para não pressionar a parte de trás dos joelhos. A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto, formando um ângulo entre 100 e 120 graus. Caso não se sinta confortável, um rolo lombar (um tipo de almofada) pode ser utilizado.

– Volante

As mãos no volante devem corresponder aos ponteiros de um relógio na posição 10h10 ou 9h15 para garantir a liberdade de movimento e poder girá-lo mais rápido em caso de emergência.

– Cabeça

A recomendação é que a altura do encosto esteja regulada no centro posterior da cabeça ou até 3 centímetros acima.

– Braços

Ao segurar o volante, o cotovelo tem de ficar levemente dobrado (cerca de 120 graus). Para conferir, basta colocar as mãos juntas no alto do volante e ver se os ombros permanecem colados no banco.

– Pernas

Evite que suas coxas estejam muito próximas ao volante, para que não haja interferência na direção. A perna esquerda esticada deve acionar todo o curso do pedal da embreagem e a coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto.

– Cinto de segurança

Ajuste-o de forma a não deixar folgas e nem muito apertado. Ele nunca deve passar pelo pescoço e sim pelo ombro e meio do peito. A faixa inferior deverá ficar abaixo do abdômen (passando pelos ossos do quadril).

– Espelhos

O retrovisor interno deve visualizar todo o ambiente atrás do carro, já o externos devem manter a linha do horizonte no centro do espelho e mostrar o mínimo possível da carroceria, a fim de reduzir ao máximo os pontos cegos.

– Descanso

A cada duas horas, pare para descansar e esticar as pernas. Isso melhora a circulação do sangue.

– Bagageiro

Ele também não pode ficar de fora! Para suspender e descer as bolsas dentro do porta-malas sem dobrar o corpo, use a força das pernas. Basta posicionar um pé na frente do outro, dobrando um pouco os joelhos para criar uma base.

Saiba mais:

Recomendações para grávidas na hora de dirigir:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/recomendacoes-para-gravidas-na-hora-de-dirigir/

Dicas sobre o uso do cinto de segurança:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-sobre-o-uso-do-cinto-de-seguranca/

Carlos

Open chat