21 2461-0300

Posso parcelar multas de trânsito?

Posso parcelar multas de trânsito?

Por: Gabriela Rabinovici

Receber uma multa de trânsito é desagradável, mas a medida tem a intenção de inibir o desrespeito às leis de trânsito e punir os infratores, de forma que não o façam novamente.

No Rio de Janeiro, a lei permite o parcelamento de multas de trânsito em duas, três, seis, nove ou em até 12 vezes sem juros. É importante saber que as multas de veículos registrados no Rio de Janeiro, mas aplicadas em outro estado, estão fora do parcelamento e que o percentual de 5% do valor da multa destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) constará obrigatoriamente da primeira parcela.

Para efetuar o parcelamento, o proprietário do veículo deve acessar o site do DETRAN e consultar as multas que podem ser parceladas. Depois de escolher as que deseja parcelar, é preciso clicar no botão “Termo de Adesão”. Outra opção é realizar os procedimentos nas unidades do DETRAN do Rio Poupa Tempo ou em 28 Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) e 23 SATs (Serviços Auxiliares de Trânsito) espalhadas no estado.

Após a adesão, o boleto para pagamento da primeira parcela estará disponível para emissão no site do DETRAN dois dias úteis depois da confirmação do parcelamento.

Feito o pagamento da primeira parcela, já será possível realizar o licenciamento anual do veículo (vistoria), a segunda via de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e a retirada de veículo apreendido.

No caso de o proprietário do veículo não efetuar o pagamento de uma das parcelas, o acordo será anulado. Ele arcará com os juros devidos e não poderá fazer novo parcelamento daquela multa. Não poderá haver atraso por mais de 30 dias ou a não emissão do boleto após o período.

Veja o passo a passo para pedir o parcelamento:

1 – O motorista deverá acessar o site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br);

2 – Informar os números do CPF e do Renavam, além da placa do veículo;

3 – Selecionar a multa ou multas que deseja parcelar, a quantidade das parcelas e clicar no botão “Termo de Adesão”;

4 – O pagamento será feito por meio de boleto bancário, que estará disponível no site do Detran-RJ até 48 horas depois do pedido de parcelamento;

5 – O boleto da fatura seguinte estará disponível sempre após o pagamento anterior;

6 – O motorista poderá antecipar a quitação do parcelamento.

Clique aqui http://goo.gl/xigNRx caso queira realizar o serviço.

Saiba mais:

As cinco infrações de trânsito mais cometidas no Rio de Janeiro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-cinco-infracoes-de-transito-mais-cometidas-no-rio-de-janeiro/

Como pagar o IPVA atrasado?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-pagar-o-ipva-atrasado/

Carlos

Open chat