21 2461-0300

Por que é importante verificar regularmente o desgaste do pneu?

Por que é importante verificar regularmente o desgaste do pneu?

Por: Gabriela Rabinovici

Os pneus são itens de extrema importância, pois além de estarem em contato direto com o solo, suportam todo o peso e carga do veículo.

Os sulcos na banda de rodagem são vitais para a segurança ao dirigir. O desgaste acentuado compromete o desempenho do pneu e aumenta o risco de acidentes, principalmente, em pistas molhadas.

Prever a duração do item não é nada fácil, já que ele pode se desgastar naturalmente ou devido a fatores como excesso de carga, vias esburacadas, arrancadas intensas, falta de alinhamento, falta de calibragem, entre outros.

Pneus gastos requerem maior distância de frenagem em pistas molhadas, além de poder provocar aquaplanagem em altas velocidades. A distância de frenagem de um pneu gasto comparado com um pneu novo, trafegando em superfície molhada, numa velocidade de 50 km/h é de 10 metros a mais, por isso, muita atenção e siga essas dicas:

– Troque os pneus imediatamente assim que o indicador de desgaste da banda de rodagem aparecer;

– Não use pneus remold;

– Faça o rodízio periódico para equilibrar o desgaste e prevenir danos;

– Compre pneus de qualidade assegurados pelo INMETRO.

É proibido e perigoso trafegar com os pneus carecas e reparações temporárias não são indicadas. A legislação brasileira estabelece que os sulcos dos pneus tenham, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade para que o motorista trafegue sem riscos.

O ideal é que a manutenção periódica seja feita a cada 10 mil quilômetros para analisar as condições gerais dos itens.

Vá até a mecânica geral Widmen e realize o check-up completo dos pneus do seu carro e aproveite para retirar o seu Profundímetro grátis!

Fique por dentro:

Conheça o Profundímetro da Widmen:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-profundimetro-da-widmen/

Você sabe quando trocar o pneus do seu carro?

http://www.widmen.com.br/profundimetro

Carlos

Open chat