21 2461-0300

Pneus murchando? Conheça as principais causas

Pneus murchando? Conheça as principais causas

Por: Gabriela Rabinovici

Para garantir dirigibilidade, estabilidade e segurança ao veículo, uma das primeiras recomendações é estar com os pneus em boas condições. É preciso saber que quando os pneus estão murchos (com menos pressão), o carro fica suscetível a diversos danos, como o aumento do atrito com o solo, exigindo mais força do motor, compromete a suspensão, provoca o desgaste irregular, concentrado na extremidade externa do pneu, além de deixar o volante mais pesado e elevar o consumo de combustível em até 20%.

A calibragem regular tem papel fundamental e deve ser feita uma vez por semana ou, no mínimo, uma vez a cada quinze dias, de preferência, com os pneus frios.

Para saber a pressão correta dos itens é importante consultar o manual do fabricante ou verificar as placas indicativas presentes na porta do motorista, porta-luvas ou na parte interna da tampa do reservatório de combustível. Depois disso, basta digitar o número no visor da bomba de ar, encaixar a mangueira do calibrador na válvula do pneu e esperar apitar.

Mesmo após ter realizado a calibragem, ao observar que os pneus estão murchando rapidamente, deve-se levar o veículo a uma mecânica especializada para realizar um diagnóstico preciso.

Entre as causas mais prováveis do esvaziamento repentino estão:

– Furo acidental causado por algum objeto como, prego, vidro ou outros;

– Danos na válvula de controle do ar (ela deve ser substituída a cada troca de pneu);

– Falta de limpeza das rodas, que podem causar corrosão e danificar também os pneus.

Para evitar esse e outros problemas, vá até a oficina mecânica especializada Widmen e faça a manutenção completa do seu conjunto de pneus.

Leia mais:

Cuidados especiais com os parafusos das rodas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-parafusos-das-rodas/

Qual é o aro ideal para seu carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/qual-e-o-aro-ideal-para-seu-carro/

Carlos

Open chat