21 2461-0300

Pneus: dicas para melhorar a aderência ao solo

Pneus: dicas para melhorar a aderência ao solo

Por: Gabriela Rabinovici

Para uma maior estabilidade, frenagem e dirigibilidade do carro, os pneus precisam estar em bom estado e ser compatíveis com o solo em que o motorista vai transitar. Alguns fatores como medidas, índice de carga e velocidade dos pneus são importantes para um maior desempenho.

O conjunto precisa respeitar as normas do fabricante e o diâmetro externo dos pneus não deve ultrapassar 3% em relação ao original. Esse cuidado é essencial para não alterar as marcações do velocímetro, preservar a suspensão e evitar o contato de pneus e rodas nos para-lamas ou na suspensão.

Pneus de perfil baixo possuem paredes mais curtas do que um pneu tradicional e uma banda de rolagem mais larga. Esse tipo de pneu é mais eficiente em carros esportivos que trafegam em pistas secas. Com ele, o veículo executa manobras mais facilmente, há melhor controle na velocidade e na frenagem.

O código 195/55 R15 87V significa: 19,5 cm da banda de rodagem, 55 é a porcentagem da altura do pneu, R=Indica que a construção do pneu é radial, 87 é a quantidade máxima de quilos que pode ser usada por pneu, nesse caso 545 kg e V é o índice de velocidade aplicada (nesse caso representa 240 km/h), sendo que quanto menor for a porcentagem da altura do pneu, mais baixo será seu perfil.

Pneus de alto perfil, por exemplo, 175/70 R14 88T, possuem a parede lateral mais grossa e prioriza mais o conforto do que a performance. Devido à grande quantidade de ar, ele dobra mais fácil e absorve melhor o impacto. Carros de passeio e alguns caminhões utilizam esse tipo de pneu que possui maior versatilidade em pistas irregulares.

Consulte o manual do fabricante para verificar qual é o perfil dos pneus do seu carro e independente do tipo ou solo que transita faça a manutenção preventiva no tempo determinado.

Fique por dentro:

Como conservar os pneus novos do seu carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-conservar-os-pneus-novos-do-seu-carro/

Entenda a diferença entre pneus simétricos, assimétricos e direcionais:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-a-diferenca-entre-pneus-simetricos-assimetricos-e-direcionais/

]]>

Carlos

Open chat