21 2461-0300

Placa padrão Mercosul é lançada no Rio de Janeiro

Placa padrão Mercosul é lançada no Rio de Janeiro

Por: Gabriela Rabinovici

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a receber a nova placa veicular padrão Mercosul. De acordo com o Detran-RJ, o valor, no Rio de Janeiro, se manterá o mesmo: R$ 219,35. Já os demais estados têm autonomia para precificar o dispositivo.

O lançamento da placa aconteceu no dia 11 de setembro, no posto do Detran, na Avenida Francisco Bicalho, com as presenças do ministro das Cidades Alexandre Baldy, do governador Luiz Fernando Pezão, e do presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

As operações disponíveis no Detran-RJ são: emplacamento de carros zero-quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria. Até o dia 1º de dezembro, o novo modelo não será obrigatório. Ficará a cargo dos motoristas optar pela placa Mercosul ao realizar operações que envolvem novas chapas.

A padronização dos modelos de placas automotivas de países-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) tem como objetivo proporcionar mais segurança, dificultar a clonagem de placas, evitar os roubos de carga, agilizar os trâmites alfandegários e facilitar a integração de bancos de dados entre esses países. Vale mencionar que o Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros.

Características das novas placas:

O novo padrão de placas conta com fundo branco, sete caracteres (quatro letras e três números), margem azul superior, emblema do Mercosul à esquerda, nome do país ao centro, bandeira nacional à direita, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul gravadas na película refletiva.

A fim de dificultar a clonagem de veículos e facilitar a identificação de bens roubados, as novas placas vão contar com QR code e chip de identificação. Além disso, a categoria dos veículos poderá ser identificada através da cor dos caracteres: preta (particulares), vermelha (comerciais ou de aprendizagem), azul (oficiais), verde (de teste), dourados (diplomáticos) e prateados (de coleção).

Saiba mais:

Como serão as concessionárias do futuro?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-serao-as-concessionarias-do-futuro/

Como recorrer de uma multa de trânsito?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-recorrer-de-uma-multa-de-transito/

Gabriela Rabinovici

Open chat