21 2461-0300

Placa padrão Mercosul é adiada para junho de 2019

Placa padrão Mercosul é adiada para junho de 2019

Por: Gabriela Rabinovici

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a adiar a implantação das placas padrão Mercosul. Esta é a quinta mudança no cronograma de adoção da placa no Brasil. O último prazo estabelecido pelo órgão era 31 de dezembro de 2018, agora só deve acontecer a partir do dia 30 de junho de 2019.

Os estados, portanto, terão mais um semestre para se adequarem à norma, que deverá ser aplicada no registro de novos veículos ou no caso de transferência ou substituição das placas antigas.

Porém, os Detrans poderão começar a utilizar as novas placas antes desse prazo. O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a adotar as novas placas padrão Mercosul. Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia também já utilizam as novas placas.

Objetivo:

A padronização dos modelos de placas automotivas de países-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) tem como objetivo proporcionar mais segurança, dificultar a clonagem de placas, evitar os roubos de carga, agilizar os trâmites alfandegários e facilitar a integração de bancos de dados entre esses países. Vale mencionar que o Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros.

Características das novas placas:

O novo padrão de placas conta com fundo branco, sete caracteres (quatro letras e três números), margem azul superior, emblema do Mercosul à esquerda, nome do país ao centro, bandeira nacional à direita, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul gravadas na película refletiva.

A fim de dificultar a clonagem de veículos e facilitar a identificação de bens roubados, as novas placas vão contar com QR code e chip de identificação. Além disso, a categoria dos veículos poderá ser identificada através da cor dos caracteres: preta (particulares), vermelha (comerciais ou de aprendizagem), azul (oficiais), verde (de teste), dourados (diplomáticos) e prateados (de coleção).

Saiba mais:

Detran-RJ divulga regras de licenciamento anual para 2019:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/detran-rj-divulga-regras-de-licenciamento-anual-para-2019/

Como funcionam os radares de velocidade?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-funcionam-os-radares-de-velocidade/

Carlos

Open chat